As palavras portuguesas mais procuradas em 2016

As 200 palavras no topo das pesquisas em Portugal já estão encontradas pelo Priberam. O dicionário online de Língua Portuguesa já fez a lista e refere que as palavras mais vezes colocadas no campo da pesquisa mostram as preocupações dos falantes de português, as inquietações, mas também os interesses.

A pesquisa de palavras em 2016 revelou um interesse novo pela atualidade e pela política com Presidenta/Presidente a figurar na pesquisa, na mesma altura em que se inicia o impeachement de Dilma Rousseff no Brasil. Veto, contristar e bolçar são outras das palavras usadas pelos políticos portugueses que fizeram furor naquele dicionário online.

Sinal de como os direitos das mulheres estiveram na ordem do ano, as palavras discriminação, misoginia e pansexual a estarem também entre as primeiras palavras mais pesquisadas.


Leia também:

#belarecatadaedolar o título que virou hastag no Brasil

Festas de Solstício

Maternidade para todas as mulheres


A Priberam lança, a par desta informação, um desafio: a oferta de um FLiP (o pacote de ferramentas de revisão e auxílio à escrita da Priberam que inclui o Dicionário Priberam para consulta offline) às 12 primeiras pessoas que identifiquem os meses em que estas 12 palavras estiveram no top das consultas no Dicionário Priberam em 2016: monoparental, foliões, mulher, recatada, apitaço, solstício, chacina, faúlha, negro, passa-montanhas, mixórdia e pirómano. As respostas devem ser enviadas para dicionario@priberam.pt.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Ex-ministras timorenses condenadas a 7 e 4 anos de…