Subir

Portugal no Euro 2016: Quantas mulheres viram os jogos da Seleção Nacional?

Euro 2016

Luiz Felipe Scolari pode ser apontado como um dos grandes ‘culpados’ por ter tornado o futebol (pelo menos as competições de seleções) um desporto atrativo para o sexo feminino. Desde o Euro 2004 que torcer pelas cores da bandeira nacional deixou de ser uma prática maioritariamente masculina para passar a ser uma atividade agregadora das famílias. E, claro, das mulheres.

Em 2016, o desporto-rei tem fãs de ambos os sexos e, quer nos estádios quer em casa, há quase tantas espectadoras entusiastas quanto fãs do sexo masculino. Algo que se pode facilmente confirmar com os números das audiências dos jogos de Portugal no Euro 2016.

A primeira partida, a 14 de junho (Portugal-Islândia) reuniu à frente da televisão um total de 3,4 milhões de telespectadores. Destes, 1,61 milhões foram mulheres.

O Portugal – Áustria, transmitido este sábado à noite na RTP1, foi visto por um total de 2,79 milhões de telespectadores. Deste universo, 1,28 milhões são do sexo feminino.

Na próxima quarta-feira, joga-se a derradeira hipótese da equipa liderada por Fernando Santos continuar no Euro 2016. O Portugal-Hungria tem transmissão em direto na RTP1 às 17.00.

Raquel Costa // Foto: Ivan del Val / Global Imagens