Sonia Rykiel morreu aos 86 anos

Models applaud French designer Sonia Rykiel at the end of her Spring-Summer ready-to-wear women's fashion collection for 2004 in Paris, France, October 9, 2003. Sonia Rykiel, known for her brightly coloured striped outfits, has died at the age of 86, the parent company of the fashion label she founded said August 25, 2016.    REUTERS/Charles Platiau/File Photo - RTX2MZSM

A designer francesa que ficou conhecida como “Rainha das Malhas” morreu hoje com 86, depois de quase 20 anos a lutar contra a doença de Parkinson.

Sonia Rykiel nasceu em 1930, em Paris, e era a mais velha de cinco irmãs. Casou-se aos 23 anos com Sam Rykiel, de quem se veio a divorciar 15 anos depois. Foi durante o período em que esteve casada que Sonia começou a criar roupa, porque não encontrava nada de que gostasse durante a sua segunda gravidez. A partir daí decidiu comercializar algumas peças na loja do marido.

O conforto e a elegância foram desde sempre as duas maiores preocupações da designer francesa que ficou conhecida quando uma das suas camisolas de malha foi capa da revista ELLE.

Em 1968 abriu a sua primeira loja em Paris, mantendo-se como diretora criativa da marca até 1995, passando depois a presidente honorária até se retirar em 2009, ano em que foi ordenada pela Order of Légion d’Honneur como reconhecimento pelos seus 40 anos ao serviço da moda francesa.

A designer dos cabelos ruivos frisados foi hoje descrita, em comunicado, pelo presidente francês, como “uma mulher livre e uma pioneira”. François Hollande lembrou que Sonia “não inventou apenas um estilo, mas também uma atitude, uma maneira de viver e de ser, dando às mulheres a liberdade dos movimentos.” No comunicado emitido esta manhã, o político sublinhou ainda a paixão da estilista pela cultura: “[Sonia] não imaginava a moda sem estar relacionada à arte, que estava sempre presente nas suas criações. O seu estilo era conhecido em todo o mundo. Será lembrada como um símbolo da notável aliança entre a cor e a naturalidade, entre a fluidez e a leveza.”

 


Veja também a mais recente parceria da marca de Sonia Rykiel.


 

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Dilma faz último discurso antes do julgamento