Publicidade Continue a leitura a seguir

15 avós que transformaram desperdício em utilidade

[DR]
[DR]
[DR]
[DR]
[DR]
[DR]

Publicidade Continue a leitura a seguir

O relógio marcava 15.00 horas quando um autocarro com 15 avós chegou a Trajouce, Lisboa. Vieram do Largo Mendonça e Costa, no Guincho, local onde o projeto A Avó Veio Trabalhar está sediado. O intuito desta visita foi conhecer a fábrica portuguesa de cápsulas de café KAFFA, que lhes forneceu centenas de sacos de serapilheira que, se não fossem elas, iriam diretamente para o lixo, sem outro fim.

“Estava muito aborrecida sem nada de especial para fazer. Então um dia a minha filha viu o projeto [d’ A Avó Veio Trabalhar] no Facebook e disse que era a minha cara”. O desabafo vem de Alice, uma das avós que integra esta equipa, constituída por mulheres que procuram uma ocupação depois dos 60 anos.

[DR]
Das centenas de sacas de serapilheira que a KAFFA utiliza e que antes apenas criavam desperdício transformam-se agora em sacos e aventais produzidos por estas avós. “Vou ser sincera: os trabalhos manuais não eram muito o meu estilo. Sabia fazer porque sou do tempo em que as meninas tinham que saber tudo”, admitiu Alice durante a visita a esta fábrica.

“Sabia fazer trabalhos manuais porque sou do tempo em que as meninas tinham que saber tudo”, admitiu Alice

Mas não é preciso ter conhecimentos exímios nestes trabalhos para integrar a equipa das avós. Segundo explicou Ângelo Campota, o homem por trás do projeto, “para ser uma avó basta ter mais de 60 anos e ter disposição e vontade para pertencer a esta família alargada”, reiterou.

Aventais e sacos foram os dois produtos que Alice e as restantes 14 avós desenvolveram ao longo dos últimos meses para a KAFFA, em vários tamanhos e feitios. E pode ver todas as criações d’ A Avó Veio Trabalhar em www.kaffa.pt.

Madalena Moniz Pereira, business manager da marca, revelou que esta parceria começou porque a empresa queria “reutilizar estas sacas de café, que são cerca de 80 sacas gastas por dia” e que era “importante dar-lhes algum destino”. Para além do mais, Madalena frisou ainda a ideia de que é fã “das avós” e deste projeto “muito positivo”.

[DR]
Embora tenham desenvolvido e integrado este produto, as avós nunca tinham conhecido a unidade de produção que lhes favorecia o material. Foi durante esta visita, à qual o Delas.pt também compareceu, que as mulheres tiveram oportunidade de conhecer a unidade fabril com 10 linhas de encapsulamento e perceber como se faz café encapsulado.

Sobre esta visita à KAFFA, Ângelo Campota referiu que n’A Avó veio Trabalhar, aprendemos todos os dias coisas novas uns com os outros. Hoje, tivemos a oportunidade única de ficar a saber como se faz café encapsulado. Trazer à fábrica algumas das pessoas que tornaram possível a concretização deste projeto é, sem dúvida, muito gratificante”, continuou.

[DR]
O projeto a Avó Veio trabalhar começou com o propósito “de criar um espaço criativo que pudesse ser frequentado por pessoas com mais de 65 anos” e no qual fosse possível fundir “esta ideia dos louvores domésticos, portanto, tricô, croché, com esta linguagem mais contemporânea do design“, explicou o líder do projeto, Ângelo Campota.

Percorra a galeria de imagens acima e veja algumas imagens das avós no processo criativo de realização destas sacas e aventais.

Iniciativas que contam: quando sacas de café ganham uma nova vida

Quer aprender a fazer tricot? A avó ensina!