Subir

Três coisas acontecem se não tomar banho um mês

Três coisas acontecem se não tomar banho um mês

Toma banho todos os dias? É provável que tenha falhado algum. Mas e se não tomar banho durante um mês? A experiência foi feita pelo repórter da ‘The Atlantic’ James Hamblin. Ele queria saber se os micróbios naturais – que estão nos intestinos e também na nossa pele – seriam suficientes para mantê-lo a cheirar bem, sem usar qualquer produto. Ele até lavou as mãos com regularidade, só com água corrente, e chegou a enxaguar o rosto depois de uma corrida – apenas “porque estas ainda são questões sociais”, explicou.

1. Afinal não cheiramos mal
“No início eu cheirava mal, especialmente quando deixei de usar desodorizante”, explica Hamblin. “Mas passado algum tempo, o nosso ecossistema estabiliza e desaparece o mau cheiro. Quero dizer, não cheiramos a água de rosas ou a Axe [spray corporal], mas também não emanamos nenhum odor corporal. Apenas cheiramos a gente.”

2. A pele vai hidratar-se
Outra jornalista, Julia Scott – que foi quem inspirou James Hamblin a fazer esta experiência – já tinha passado um mês sem tomar banho. Apenas usou um spray corporal antibacteriano chamado “nitrosamonas eutropha”. Ela conta que sentiu o seu corpo a produzir um hidratante natural e até lhe desapareceu o acne persistente.

3. Poupa tempo
Se não tomar banho, poupa dois anos de vida! James Hamblin calculou que se perdermos 20 minutos por dia a tomar banho e a cuidar do corpo e da pele, gastamos 12.167 horas da nossa vida – isto se chegarmos aos 100 anos.

B.C.M.