Publicidade Continue a leitura a seguir

Ioga (mesmo fácil) para aquecer

Se conseguir fazer isto já está mesmo pro e aquecida. Descanse que as posturas que se seguem são muito mais simples, mas que aquecem, aquecem! Pratique a Suryanamascar = Saudação ao Sol. Esta é uma sequência de 12 movimentos que geram calor interno e ajudam os músculos e as articulações a manterem-se móveis e saudáveis. Deve ser repetida seis vezes, se possível, para cada lado. A duração é de cerca de cerca de 15 minutos.
1 – Tadasana - Posição da Árvore Fique de pé na ponta da frente do seu tapete com os pés juntos e o peso equilibrado sobre eles. Respire profundamente e junte as mãos em posição de oração em frente ao peito.
2 – Urdhva Hastasana - Postura dos braços para cima Inspire e levante os braços em direção ao teto com as palmas das mãos juntas, mantendo os bíceps próximos às orelhas. Incline um pouco o corpo para trás, projetando as ancas para a frente.
3 – Uttanasana - Alongamento para frente Ao expirar, mova os braços para a frente, devagar, até que as pontas dos dedos toquem no chão. Mantenha a coluna direita e, ao terminar de expirar, coloque as palmas da mão ao lado dos pés.
4 – Ashwa Sanchalanasana - Postura do Corredor Ao inspirar, estique para trás a sua perna direita o máximo possível e olhe para frente. Expire.
5 –Kumbhakasana - Postura da prancha Ao inspirar novamente, estique para trás a sua perna esquerda e deixe o corpo em prancha (como se fosse fazer flexões de braços).
6 –Chaturanga Dandasana - Prancha baixa Baixe um pouco o corpo, como se fosse tocar o chão, mas não encoste; mantenha-se sobre as palmas da mão.
7 –Urdhva Mukha Svanasana - Postura do cão a olhar para cima Deslize para a frente e levante o peito enquanto olha para cima. As pernas não tocam no chão, as palmas das mãos continuam pousadas e os cotovelos levemente dobrados.
8 – Adho Mukha Svanasana - Postura do cão a olhar para baixo Levante as ancas em direção ao teto enquanto as palmas das mãos continuam no chão. Deve ficar na posição de um “V” invertido.
9 – Ashwa Sanchalanasana - Postura do Corredor Ao inspirar, olhe para a frente e leve o joelho direito para frente, enquanto a perna esquerda fica esticada para trás.
10 – Uttanasana - Alongamento para frente Ao expirar, traga o joelho para a frente do corpo e repita a posição do passo 3.
11 – Urdhva Hastasana - Postura dos braços para cima Inspire e repita a posição do passo 2, com o corpo arqueado para trás.
12 – Anjali mudra - Posição de oração Baixe os braços, junte as mãos em posição de oração em frente ao peito. Recomece com movimentos fluidos trocando a perna que vai para a frente primeiro (ou seja, agora comece com a esquerda).

Publicidade Continue a leitura a seguir

Com o frio do inverno (as temperaturas voltam a descer neste sábado!) rapidamente caímos na tentação de preguiçar no sofá. Não há erro maior! É justamente nesta época que temos de nos mexer e aquecer o corpo. Além de ajudar a evitar uns quilinhos extra melhora a disposição.

Ficar na modorra é, no entanto, natural, não se martirize! Afinal, o inverno é um período de recolhimento, introspeção, recuperação, renovação e quietude. Isto porque, segundo a medicina oriental, esta estação do ano, fria, húmida, nebulosa, pesada, escura, é dominada pelo elemento Água, e ligada aos órgãos da bexiga e rins, sendo estes a fonte da nossa energia vital, que necessitam assim ser especialmente estimulados.

São várias as práticas desportivas que permitem combater a inércia, mas há uma particularmente indicada. É o ioga, por disponibilizar centenas de exercícios (ásanas) não só adaptáveis à fisiologia de cada um como a cada estação do ano, ajudando a desenvolver um corpo e uma mente mais fortes e ativos.

Deixamos aqui alguns dos melhores exemplos recomendados pelo guru indiano B.K.S. Iyengar (http://bksiyengar.com), um dos maiores responsáveis pela disseminação desta prática nos EUA e, posteriormente na Europa. Veja na galeria como fazer bem todasas posturas.