Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete dicas para voltar ao trabalho sem stress

1. Praticar o self-love neste regresso à rotina Depois de uns dias de férias, há que aceitar que o regresso à rotina pode demorar o seu tempo. Não vale a pena sermos inflexíveis nem demasiado exigentes connosco próprios.
2. Dar tempo ao corpo para se readaptar Segundo a psicóloga Vera de Melo, é importante aceitar que o corpo também demora tempo a habituar-se à rotina. Dificuldade em adormecer ou acordar, falta de concentração ou produtividade são "marcos da readaptação e não devem ser hipervalorizados".
3. Não queira ser um super-herói O entusiasmo é bem-vindo no regresso às funções, no entanto não tente colocar logo tudo em ordem no primeiro dia de trabalho. O importante é que entre com o foco certo, garante a psicóloga.
4. Planear e definir prioridades 100 e-mails por ler e trabalho para delegar? Defina primeiro o que deve fazer no imediato, o que pode esperar e o que pode passar a outro colega, para que não esteja em constante tensão.
5. Aproveitar as pausas para conviver com os colegas Passe tempo com os seus colegas, não só para ouvir e partilhar as suas experiências durante as férias, mas também para reforçar o espírito de equipa e o gosto pelo trabalho que têm em comum.
6. Não ser saudosista Sim, as férias terminaram, mas o lazer continua durante os fins de semana, folgas e horas fora do trabalho. Dedique esse tempo aos seus hobbies e outras atividades que gosta de fazer. O regresso ao trabalho vai fazê-lo valorizar ainda mais estas pequenas pausas.
7. Focar-se no presente Pense nos aspetos mais positivos do seu trabalho e que é este que nos faz sentir preenchidos e úteis durante todo o ano.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os primeiros dias de setembro significam, para muitos, o regresso ao trabalho, às obrigações e à rotina. Dificuldades de concentração e ao acordar, bem como alguma desmotivação, ansiedade e saudosismo são alguns dos sentimentos comuns de quem tenta “arrancar” depois de uns dias ou semanas de lazer.

Para um regresso mais calmo ao trabalho, sem a chamada “depressão pós-férias”, a psicóloga clínica Vera de Melo reuniu sete dicas para os próximos dias. Percorra a fotogaleria acima para as conhecer.

 

Regresso às aulas: 37 artigos para quem é viciado em material escolar