Publicidade Continue a leitura a seguir

9 sintomas que indicam que anda a ingerir demasiado açúcar

Percorra a galeria e conheça os sinais de que anda a consumir açúcar em demasia [Fotografia: Shuttertsock]
Acne: Quanto mais açúcar comer, mais alta é a probabilidade de ter problemas de pele, sobretudo acne. A ciência já indicou, por várias vezes, a correlação entre o consumo de substância e a maior predisposição para esta condição.
Fadiga: A privação da substância pode provocar dor de cabeça, sono ou mal-estar. Se consome muito açúcar e não balanceia com uma dieta mais rica e nutritiva, o provável é ter uma quebra de energia. A melhor forma de sair desta dependência é fazer uma transição suave, reduzindo a quantidade de açúcar ingerida durante o dia e ir substituindo por uma dieta mais equilibrada.
Hipertensão: O consumo elevado de açúcar faz disparar a pressão arterial, subindo para lá do que é considerado regular: 12/8.
Colestrol elevado: O açúcar aumenta o nível de várias gorduras que circulam no sangue. Este é um sinal dos efeitos do açúcar mais silencioso e que requer mesmo muita atenção. É que esta substância pode diminuir o chamado 'colesterol bom' (HDL) e aumentar o 'colesterol mau' (LDL).
Quebras após o esforço: Se nota que lhe é cada vez mais penoso cumprir o exercício físico até ao fim, talvez esteja a cometer um excesso. E o do açúcar pode ser um deles. Proporciona um rápido incremento energético, a que se lhe sucede uma quebra. Ora, falamos depois de exaustão.
Estado depressivo: São vários os estudos científicos que correlacionam o consumo de açúcar e o risco de depressão. Isto porque uma dieta rica em açúcar aumenta os níveis de inflamação no corpo, o que também está relacionado com níveis mais altos de depressão.
Roupa apertada: Ninguém gosta de se confrontar com esta realidade. A verdade, porém, é que é muito fácil ganhar peso a partir da combinação de alto teor de açúcar, da baixa saciedade e da falta de energia. O recurso a bebidas açucaradas parece apresentar-se como uma solução rápida, mas elas são bastante responsáveis pelo ganho de peso.
Fome constante: Os alimentos ricos em açúcares e pobres em proteínas são de consumo rápido pelo corpo, logo, se se opta pela primeira escolha, o mais comum é sentir falta de saciedade.
Cáries: Este sinal não configura novidade para ninguém, mas é sempre bom relembrar que ele existe. Portanto, o ideal é lavar os dentes depois das refeições, sobretudo se ingere doces. É que, como explica o Business Insider, citando o site LiveScience, ao mesmo tempo que as bactérias presentes na cavidade bucal digerem os hidratos de carbono, elas produzem um ácido que, combinado com saliva, cria placa. Não sendo escovada, acumula-se nos dentes e começa a corroer o esmalte dos dentes, ou seja, estamos perante o o início das cáries.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem não gosta de um quadradinho de chocolate ou de uma bolachinha, ou mesmo de um doce, de vez em quando? Pois bem, não é a esses consumidores que nos dirigimos, mas antes aos que ingerem demasiado açúcar diariamente.

Está viciada em açúcar? Faça este teste e descubra já

E como o corpo espelha os nossos hábitos alimentares, veja quais são os sinais mais comuns que indiciam um abuso daquela substância. O site do Business Insider reuniu nove reflexos comuns de como a adição de açúcar se manifesta no corpo e no estilo de vida. Basta estar atento e estabelecer limites.

Algo que, atualmente, é mais fácil já que há restrições ao consumo de açúcar e que passam por gestos tão simples como pacotes mais pequenos para adoçar o café. Há, porém, iniciativas mais dramáticas que vão exigir mais esforço.

Imagem de destaque: Shutterstock

10 estratégias para eliminar o açúcar da sua vida

Uma criança de oito anos já comeu mais açúcar do que a avó uma vida inteira