A pizzeria de Jamie Oliver chegou a Lisboa e tem algo que a difere de todas as outras no mundo

Não é segredo nenhum a paixão de Jamie Oliver pela gastronomia do país das pastas e da piza. Há pouco mais de um ano, o chef britânico lançou um livro com receitas italianas e não demorou muito até que o seu primeiro franchise chegasse a Portugal com sugestões de massas, risotti, saladas e charcutaria italiana. Um ano depois de Jamie’s Italian abrir portas no Príncipe Real, o britânico voltou a colocar o seu nome no mapa da restauração portuguesa.

Jamie Oliver’s Pizzeria é o novo projeto com selo do chef que acaba de abrir em Lisboa, mais especificamente na Rua do Loreto, mesmo junto ao Bairro Alto. O nome não deixa dúvidas: este novo restaurante diferencia-se do primeiro por ser uma pizaria, mas também por ser a única pizaria de Jamie Oliver no mundo a usar uma massa romana nas pizas (isto é, baixa e estaladiça), em vez da típica fofa e alta, utilizada nas receitas de outros países com estre franchise. “Foi difícil, mas conseguimos convencê-los a fazermos uma piza baixa porque efetivamente em Portugal as pessoas preferem”, revelou ao Delas.pt a manager do restaurante.

Os fornos responsáveis por estas pizas crocantes estão à entrada do espaço e são visíveis através de uma grande janela, onde é possível pedir take-away. No total há 13 pizas para levar para casa ou para comer no espaço, decorado de forma moderna, em tons de azul e verde. Ainda que as receitas das pizas sejam comuns a quase todas as Jamie Oliver’s Pizzeria do mundo, aqui encontram-se algumas alterações, como a seafood, que leva camarões, lulas e mexilhões e que faz jus à relação próxima de Portugal com o mar.

A supergreen tem sido uma das favoritas, diferenciando-se por ser feita apenas com legumes e queijo, como brócolos, espinafres, tomate seco, parmesão e mozarela. É uma das três variedades vegetarianas de piza, no entanto existem outras alternativas para quem não come carne e enchidos nas secções de pratos quentes e saladas.

Embora as pizas sejam a grande aposta, é possível comer uma lasanha neste novo espaço, tanto vegetariana como de ragù de rabo de boi. Entre os pratos feitos no forno encontram-se também uma beringela assada no forno com molho de tomate e um peito de frango marinado. Já na secção de saladas, as três opções são totalmente vegetarianas e podem ser um bom acompanhamento para quem opta por dividir uma piza.

Antes de começar a refeição peça umas crispy squid, umas lulas que também são servidas no Jamie’s Italian; um pão de alho com chilli ou ainda a entrada preferida dos clientes desde que o espaço abriu: um decadente mac n’ cheese com lascas de trufas negras da Úmbria, que é o prato-conforto perfeito para as próximas estações.

Os amantes de cocktails vão também ficar satisfeitos ao espreitar a carta de bebidas. É que, além dos preços acessíveis, existem opções para todos os gostos (mais doce ou mais cítrico) e ainda várias alternativas sem álcool.

Valentina: a italiana que trouxe as massas artesanais de rolo para Lisboa