Acha que é saudável? Estas análises vão dar-lhe a certeza

Grande parte das pessoas teve, nos últimos tempos, um período de descanso mais ou menos longo. E se as férias ou uns dias de repouso promovem a sensação de baterias carregadas e de que tudo está bem – e não há razões para duvidar – certo é que há pequenos níveis hormonais e não só que, medidos, podem dar a certeza de que está de perfeita saúde. Mais: completamente preparada para começar mais um novo ano de agitação e de cumprimento das rotinas.

E se uma alimentação cuidada, algum exercício físico já mantêm, seguramente, os níveis de bem-estar físico e psíquico, não custa fazer um check up para dormir ainda mais descansada. Não só estará a acautelar a sua segurança e longevidade, como está a recorrer aos cuidados primários, promovendo o uso racional dos gastos em saúde e poupando em possíveis crises ao Serviço Nacional.

Uma consulta ao médico de família, uma conversa sobre quais os exames mais indicados e quais hábitos que ainda não estão devidamente ajustados farão muito mais do que apenas a ingestão automedicada de suplementos para começar, bem fresca, mais uma temporada de trabalho.

Mais Unidades de Saúde Familiar beneficiariam mais de meio milhão de mulheres

Na galeria acima, veja quais os marcadores laboratoriais que podem dar resposta cabal a uma ou outra dúvida que subsista no inconsciente e cuja resolução é, de facto, muito simples.

Sugestões deixadas pela médica de cuidados primários em Nova Iorque, Estados Unidos da América, e professora na Universidade de Columbia, Robin Berzin, ao site de saúde Well+Good.

A mesma especialista recomenda que, após os exames, é sempre importante voltar a uma consulta para conversar com os especialistas. Afinal ninguém mais habilitado do que eles para interpretar os resultados e agir em conformidade. A mesma médica recomenda que se repitam os testes anualmente, até porque há respostas que se tornam mais claras após análise comparativa de resultados.

Imagem de destaque: iStockPhoto