Publicidade Continue a leitura a seguir

Afinal não é só a foto que conta. O que escreve é decisivo no êxito do flirt online

[Fotografia: Blue Bird/Pexels]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não há como escapar. Uma imagem vale por mil palavras, mas estas ajudam definitivamente no momento da decisão de fazer match com alguém numa aplicação de encontros. Pelo menos, é esta a conclusão de um estudo neerlandês que vem indicar alguns dos detalhes com maior atratividade para quem está em plataformas como o Tinder, Hinge e Bumble.

A equipa de investigadores solicitou a 1.234 utilizadores de aplicações de encontros para avaliar a originalidade do texto em vários perfis e, com isso, antecipar traços de personalidade e definir atratividade do detentor do perfil. Os sites incluídos no estudo versam, na sua maioria, utilizadores com mais de 50 anos, e todos os 308 perfis utilizados na análise foram alterados para garantir anonimato.

Os perfis mais originais recolheram maior aprovação devido a inteligência, sentido de humor e atratividade demonstradas, levando os participantes do estudo a falarem na atratividade e, mais importante, a assumirem querer sair com esses candidatos.

De acordo com o estudo publicado na revista Plos ONE que o uso de recursos como a metáfora, informações pessoais concretas – em vez das vagas -, e ironia pelo humor potenciava o interesse e, com isso, a vontade de fazer match.