Publicidade Continue a leitura a seguir

Afinal o tamanho importa e outras curiosidades (sobre o clitóris)

Acha que sabe tudo sobre o órgão sexual feminino que tem como única e exclusiva função dar prazer? Percorra a galeria de imagens e veja se já conhecia estes factos sobre o clitóris. [Imagens: Shutterstock]
O tamanho importa – clitóris maiores, ou seja, com uma glande maior, e mais próximos da entrada da vagina podem facilitar o prazer da mulher e, consequentemente, a chegada ao orgasmo. Esta foi a conclusão de um estudo realizado pela área de uroginecologia e cirurgia reconstrutiva pélvica do Hospital Bom Samaritano, em Cincinnati, EUA.
Também fica ereto – tal como o órgão sexual masculino, também o clitóris, quando estimulado, sofre uma ligeira ereção, ficando não só mais rijo como também maior.
Foi descoberto no século XVI – passou muito tempo escondido e mesmo depois de descoberto, pelo investigador de anatomia humana Mateo Renaldo Colombo, foi ignorado durante anos e anos, e visto como algo negativo. No livro Entre mis labios mi clítoris, da sexóloga Alexandra Hubin e a jornalisa Caroline Michel, é possível desvendar os segredos deste pequeno centro de prazer.
É o órgão com mais terminações nervosas em todo o corpo – com cerca de oito mil terminações nervosas, o clitóris tem o dobro da sensibilidade do órgão sexual masculino, avança o jornal espanhol El País.
É maior do que parece – há muito mais do que aquilo que surge à superfície. De acordo com especialistas em ginecologia e anatomia, os clitóris podem medir entre 9 a 11 centímetros, pois são compostos por várias partes: as raízes, os bulbos, o tronco e a glande.
Pode precisar de descansar – a estimulação do clitóris pode levar a que este órgão fique bastante sensível após atingir o clímax, necessitando de um tempo para recuperar, tal como os homens. Mas isso não significa que a ação tenha que parar, é possível a mulher continuar a desfrutar de penetração ou carícias nas outras zonas do corpo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A eterna dúvida sobre se o tamanho importa mesmo parece não ser exclusiva do órgão sexual masculino. Também o tamanho do clitóris, órgão sexual feminino que serve única e exclusivamente para dar prazer à mulher, pode interferir no prazer sexual, defendem os investigadores de um estudo norte-americano.

A conclusão surgiu após avaliarem dez mulheres sexualmente ativas com anorgasmia – dificuldade em chegar ao orgasmo – e 20 mulheres com facilidade em atingir o clímax, com uma média de idade de 32 anos. A avaliação consistiu na análise do tamanho e da localização (muito próximo ou não da entrada da vagina) do clitóris, através de imagens de MRI (Imagem por ressonância magnética).

Intitulado Clitorial Size and Location in Relation to Sexual Function Using Pelvic MRI (O Tamanho Clitorial e a Localização em Relação à Função Sexual Utilizando MRI), o estudo foi realizado pela área de uroginecologia e cirurgia reconstrutiva pélvica do Hospital Bom Samaritano, em Cincinnati, EUA, e publicado em 2014 no The Journal of Sexual Medicine.

Percorra a galeria de imagens acima para saber se afinal o tamanho do clitóris faz mesmo diferença e saber se conhece assim tão bem este órgão destinado a dar prazer à mulher.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

8 zonas femininas que devem ser tocadas durante o sexo

Clítoris gigante é estátua numa rotunda na Suíça