Afinal quanto dinheiro precisa para se sentir desafogada?

Happy mother and son saving money in a piggybank
[Fotografia: istock]

É um clichê, mas muitos concordam que o dinheiro não traz felicidade. No entanto, a quantia certa de pode garantir um certo conforto. Então, quantos zeros à direita precisa na conta bancária para se sentir verdadeiramente desafogada a nível financeiro?

De acordo com um estudo realizado nos EUA, tudo que se precisa é de um património líquido de 624 mil dólares, mais de 510 mil euros, para ser apelidado de “financeiramente confortável”.

Para calcular o património líquido não é tão simples quanto olhar para a conta bancária. O património líquido projeta uma ampla rede financeira, como as finanças, dívidas, empréstimos e até posses de um indivíduo.

Assim, para estimar rapidamente o próprio património líquido, tem de somar todas as contas bancárias (corrente, poupança), investimentos (ações, criptomoeda) e o valor de quaisquer carros, e, entre outros bens, propriedades. Em seguida, a esse número tem de ser subtraído por todos os empréstimos pendentes ou dívidas (hipotecas, empréstimos estudantis).

O estudo destacou ainda que em 2020 tudo mudou, com particular incidência os objetivos pessoais

. As respostas referem que 68% dos entrevistados dizem que as prioridades mudaram desde 2019. Um total de 69% dá mais importância à saúde mental e outros 57% dizem que os relacionamentos que têm superam.