Alta-Costura: dos recados nas peças à noiva de touca e fato de banho

Esta quinta-feira, 24 de janeiro, chegou ao fim a semana de moda de Alta-Costura para a primavera 2019. Na beleza, os designers foram unânimes em algumas tendências, como a cor do batom ou os acessórios para cabelo. Pelo contrário, nas coleções a variedade é muita. A cultura moderna funde-se com o clássico, numa edição onde não faltaram folhos nem volume, e na qual a dupla Viktor & Rolf se destacou pela originalidade.

A semana começou com Christian Dior de Maria Grazia Chiuri a sobressair. A designer inspirou-se no circo para criar um universo que reflete a decadência da sociedade, numa coleção repleta de brilho. A Chanel também se destacou, embora com uma inspiração diferente. A marca incorporou elementos do punk e surpreendeu com a noiva de fato de banho, touca e véu. Num estilo também clássico esteve a Armani Privé, com padrões e acessórios a fazer lembrar a Art Deco.

As criações com mais glamour e sensualidade ficaram a cargo de Elie Saab e Alexandre Vauthier. Os folhos e peças com volume, por seu turno, sobressaíram em Schiaparelli e Valentino, e os vestidos que nos fazem lembrar princesas em Giambattista Valli e Raph&Russo.

As silhuetas mais originais da semana foram da autoria de Balmain e também de Iris Van Herpen. Já nos acessórios, o que destaque vai para a Givenchy, que incorporou mochilas com laços gigantes nas costas das modelos.

As mensagens irónicas de Viktor & Rolf

Dizem que o melhor fica guardado para o fim e nesta semana não foi exceção. A dupla Viktor & Rolf conquistou a internet com a sua coleção. Peças com acabamentos em tule e um volume exagerado ganharam uma nova vida ao incorporar mensagens irónicas. “No photos please” (não me tirem fotos, por favor) ou “I’m not shy I just don’t like you” (não sou tímida apenas não gosto de ti) ” são alguns exemplos.

A coleção, intitulada Fashion Statements, elevou a outro nível a ideia de passar mensagens através da roupa. O volume exagerado em algumas das criações transparecia a ideia das modelos serem engolidas pelas próprias peças, como uma metáfora para uma sociedade perita em apontar o dedo virtualmente.

Apesar da ironia presente em muitas das frases, há que realçar a mensagem de uma peça em concreto. A dupla apresentou um vestido com uma mensagem de empoderamento: “I Am My Own Muse” (sou a minha própria musa).

Percorra a galeria para ver alguns dos melhores looks da semana de Alta-Costura para a primavera 2019.

Toucas: o fenómeno sensação da semana de Alta-Costura

Será Virginie Viard a próxima mulher à frente da Chanel?