Publicidade Continue a leitura a seguir

As 15 invenções que devemos agradecer por existirem

Percorra a galeria de imagens e reveja algumas invenções pelas quais deveríamos estar profundamente agradecidas. Uma delas é, claro está, o telemóvel: o nosso DJ, despertador, máquina fotográfica e, especialmente, a nossa grande ligação com o mundo e os outros.
Mensagens a APP's grátis. Claro que o telemóvel é uma invenção importante, mas ora bolas se não foi incrível o momento em que se criaram tarifários que nos deixam falar com tudo e todos sem gastar dinheiro nenhum (bem, tirando os carregamentos obrigatórios). Mas ao menos as mensagens são grátis, não é? E já não há necessidade de encurtar ao máximo o texto.
Power Bank. Esta invenção é bem recente e, temos que admitir, é genial. Perfeita para que nunca fiquemos sem bateria nos telemóveis. E o melhor? Há milhares de formas, tamanhos e feitios.
Eletricidade. Já se imaginou voltar ao tempo em que tinha que andar pela casa com uma lamparina? Ou não tinha micro-ondas e fogões elétricos para tratar da comida? Temos que agradecer a Benjamin Franklin e à sua descoberta em 1752, quando assistia a uma tempestade de raios.
A internet. Claro que a internet tinha que entrar na nossa lista, bem como o próprio Google. Tim Berners-Lee é o homem por detrás da invenção da internet. Já o nascimento do Google deveu-se aos sócios Larry Page e Sergey Brin.
Netflix. Depois de agradecermos profundamente à existência da internet e do próprio Google, obviamente teremos que agradecer a um aparecimento mais recente: a Netflix, que nos tem trazidos muitos e bons filmes e séries.
Fones. Porque às vezes tudo o que precisamos é ouvir uma boa música e desligar do resto do mundo. Ou simplesmente ouvir um vídeo engraçado sem incomodar ninguém. Voltamos a frisar: sem incomodar ninguém.
Carro. Ora imagine-se bem a voltar ao tempo em que tinha que se deslocar (falamos de longas distâncias) numa carruagem puxada por cavalos. E para além disso, já viu que até os carros mais antigos dão fotografias tão bonitas.
Cartão multibanco/crédito. Ora veja bem ter que pagar grandes quantias em dinheiro? Ou receber o seu ordenado em mão? De facto as contas bancárias e os cartões são uma invenção a agradecer.
Relógio. Quão maçador seria ter que sair de casa e olhar para o sol para ver se estava ou não atrasada para o trabalho?
Escadas rolantes. Quem conhece a estação de metro da Baixa-Chiado, em Lisboa, vai perceber a importância das escadas rolantes. Os elevadores também poderiam constar da lista, porque de facto ajudam-nos (e muito) a, por exemplo, levar os sacos das compras para casa.
Tampões e pensos higiénicos. É que ninguém gostava de voltar a usar 'fraldas' de pano, pois não? Muito menos ir nessas 'figuras' para a piscina ou praia.
Chocolate. Bem sabemos que o cacau não é uma invenção mas sim um recurso natural, mas bendita a pessoa que conseguiu do cacau fazer barras de chocolate de todas as cores, sabores e feitios. É que, de facto, este pequeno doce é a salvação dos nossos dias menos tranquilos.
Gomas. Na mesma onda do chocolate, também podem entrar as belas das gomas. Estas preciosidades calóricas foram inventadas por Hans Riegel em 1922.
Pizza. Porque boas invenções de comida nunca são demais. Mas, convenhamos: quem é que gostaria de voltar ao tempo em que não havia pizzas tão deliciosas como hoje em dia? Ninguém!

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sexta-feira, 21 de setembro. Podia ser um dia como tantos outros, mas há uma comemoração a fazer: é o Dia Mundial da Gratidão. Trocando por miúdos: hoje é dia de agradecer. Agradecer às pessoas que fazem parte da sua vida, por exemplo. Mas, não tão óbvio quanto isso, é dia de agradecer às mentes fantásticas que inventaram coisas tão essenciais como a eletricidade. Ou uma barra de chocolate. Ou gomas. Quem não adora gomas?

O Dia Mundial da Gratidão começou a ser comemorado em 1965 no Havai, durante um encontro internacional que tinha já na ideia tirar um dia do ano especialmente para o agradecimento. No ano seguinte, no mesmo dia 21 de setembro, o evento não só se repetiu como também contou com mais adesão. O processo foi-se repetindo até aos dias de hoje.

Para celebrar este dia, decidimos reunir algumas das melhores invenções dos últimos séculos e que devemos mesmo estar profundamente agradecidas. Umas bem simples e comuns, outras menos óbvias e, ainda, um outro tanto de hipóteses mesmo deliciosas. Percorra a galeria de imagens acima e conheça algumas ideias geniais que facilitaram (e muito) a nossa vida.

Uma das invenções que mudou o mundo faz 80 anos