As 15 invenções que devemos agradecer por existirem

Sexta-feira, 21 de setembro. Podia ser um dia como tantos outros, mas há uma comemoração a fazer: é o Dia Mundial da Gratidão. Trocando por miúdos: hoje é dia de agradecer. Agradecer às pessoas que fazem parte da sua vida, por exemplo. Mas, não tão óbvio quanto isso, é dia de agradecer às mentes fantásticas que inventaram coisas tão essenciais como a eletricidade. Ou uma barra de chocolate. Ou gomas. Quem não adora gomas?

O Dia Mundial da Gratidão começou a ser comemorado em 1965 no Havai, durante um encontro internacional que tinha já na ideia tirar um dia do ano especialmente para o agradecimento. No ano seguinte, no mesmo dia 21 de setembro, o evento não só se repetiu como também contou com mais adesão. O processo foi-se repetindo até aos dias de hoje.

Para celebrar este dia, decidimos reunir algumas das melhores invenções dos últimos séculos e que devemos mesmo estar profundamente agradecidas. Umas bem simples e comuns, outras menos óbvias e, ainda, um outro tanto de hipóteses mesmo deliciosas. Percorra a galeria de imagens acima e conheça algumas ideias geniais que facilitaram (e muito) a nossa vida.

Uma das invenções que mudou o mundo faz 80 anos