Publicidade Continue a leitura a seguir

As máscaras de beleza caseiras que são o segredo das francesas

Máscara de Tomate Antioxidante. Ingredientes: 1 tomate média esmagado com um garfo, 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de leite, 1 colher de chá de farinha. Como fazer: Misturar todos os ingredientes. Como usar: Aplicar no rosto e deixar repousar 15 min, depois retirar com água morna.
Máscara para dar brilho ao cabelo. Ingredientes: 2 abacates e algumas colheres de azeite. Como fazer: Misture numa misturadora até conseguir uma consistência cremosa. Como usar: Aplicar no cabelo e deixar repousar entre 10 a 15 minutos. Retirar com +agua e lavar o cabelo com o seu champô habitual.
Máscara de rosto hidratante. Ingredientes: 3 colheres de sopa de iogurte grego natural, 1 banana esmagada, 1 colher de chá de mel. Como fazer: Misture todos os ingredientes até obter um creme homogéneo. Como usar: Aplicar no rosto e deixar secar, cerca de 20 minutos. Depois retirar com água morna.
Máscara Calmante para os poros. Ingredientes: 1 clara de ovo, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de farinha ou amido de milho. Como fazer: Bata a clara em castelo com um garfo, junte os restantes ingredientes e misture. Como usar: Aplicar no rosto e deixar repousar 15 min, retirar com uma toalha embebida em água morna.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A beleza francesa é invejada em todo o mundo – as mulheres francesas usam pouca maquilhagem sendo a sua pele cuidada o segredo do seu bom aspeto. Reunimos algumas receitas de beleza caseiras que ajudam a mantê-la cuidada e bonita. Estas dicas de beleza são reveladas por Mathilde Thomas, fundadora da marca de cosmética Caudalíe, no livro ‘Segredos de Beleza das Francesas’, que acaba de lançar em Portugal.

Mathilde cresceu no Alpes franceses com os avós e teve uma infância e juventude muito próxima da natureza. Desde jovem que fazia estas mesinhas de beleza com avó, e apesar de hoje ter a sua própria marca de cremes, ainda recorre a estes segredos ancestrais. “Às vezes, ao fim de semana, ainda faço algumas destas receitas com as minhas filhas, uma tem 14 anos e a outra 10. Se quero um cabelo brilhante misturo uma gema de ovo, azeite e abacate. Às vezes também faço uma máscara de mel e limão para dar luminosidade ao rosto. Nós gostamos de brincar com ingredientes frescos para fazer as nossas próprias receitas”, contou ao Delas.pt a autora do livro ‘Segredos de Beleza das Francesas’.

Estas receitas não substituem uma rotina de beleza adequada, mas podem ser uma forma divertida, barata e mais natural de cuidar da sua pele, ou de passar o tempo com os seus filhos ou amigas. Veja na galeria algumas receitas que pode experimentar já.

Imagens: iStock

Regras para esfoliar: combata o envelhecimento prematuro da pele