Publicidade Continue a leitura a seguir

As melhores escolas de moda da Europa estiveram no Porto

Alexandre Nicaud. Gonçalo Silva
Beatrice Mason. Gonçalo Silva
Beatrice Mason. Gonçalo Silva
Bélen Estevez. Gonçalo Silva
Clément Grangier. Gonçalo Silva
Cyril Bourez. Gonçalo Silva
Cyril Mirat. Gonçalo Silva
Filipe Augusto. Gonçalo Silva
Mariana Dias. Gonçalo Silva
Maryia Stelmakh. Gonçalo Silva
Marylin Hampartzounian. Gonçalo Silva
Nadja Lechner. Gonçalo Silva
Otilia Vlad. Gonçalo Silva
Rebecca Szmidt. Gonçalo Silva
Sanna Schubert. Gonçalo Silva

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Porto recebeu representantes e alunos de algumas das escolas de moda mais importantes do mundo. Ao todo foram oito os países que participaram no concurso Porto.ModaPortugal, que durou três dias e terminou esta quarta-feira, 13 de novembro.

Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e República Checa foram os países que participaram nesta iniciativa promovida pelo CENIT e ANIVEC em parceria com a APICCAPS e a ModaLisboa. Cada um dos países esteve representado por três jovens designers, que participaram no concurso de moda. O júri foi composto por uma personalidade de cada país, todas elas ligadas à moda, e presidido por Eduarda Abbondanza, a presidente da associação Moda Lisboa. A avaliação começou na manhã de dia 12 com a apresentação das coleções aos jurados e a entrega de prémios aconteceu depois do jantar no Palácio da Bolsa, durante o qual as criações nacionais e internacionais desfilaram.

Nesta noite, que contou com fados na voz de Gisela João e a apresentação de Raquel Strada, foram atribuídos nove prémios de design de roupa, um vencedor de cada país (com um prémio de 2500 euros) e um vencedor geral (com um prémio de 5000 euros). O vencedor nacional foi Filipe Augusto, que já tinha apresentado a coleção na última edição do concurso Sangue Novo, e o vencedor absoluto foi o jovem Cyril Bourez da Bélgica.

“Este concurso é muito importante, para já porque tem bons prémios e isso é sempre muito interessante para qualquer designer e em qualquer lugar do mundo. Os designers, de um modo geral, precisam de se mostrar, de praticar, de competir e de ser apoiados. Estes prémios são um apoio e um incentivo. Além disso é uma forma de juntar esta comunidade, porque na verdade é uma mesma família que se expressa em línguas diferentes e isso cria muitas experiências e muita colaboração,” afirmou Eduarda Abbondanza.

Uma noite de prémios de que também distinguiu um designer de calçado com o montante de €5000. A competição fez-se entre12 designers de quatro países diferentes – cada um com um prémio atribuído por país – mas o grande vencedor foi o português Daniel Gonçalves. Além dos prémios de design foram ainda atribuídos prémios que distinguiram a moda nacional nas suas mais diversas áreas. (Pode ver a listagem completa no final do artigo).

A moda também se faz em fábricas

Além do concurso, o evento Porto.ModaPortugal também tinha como objetivo dar a conhecer fábricas de moda em território nacional. “Pareceu-nos muito importante trazer as melhores escolas de moda europeias a Portugal para conhecer a nossa indústria. Esse foi o grande propósito. Estes alunos, mais tarde ou mais cedo, vão estar à frente das direções criativas das grandes casas de moda e era importante criar essa relação de conhecimento da indústria portuguesa,” de acordo com o Presidente do CENIT, Manuel Lopes Teixeira.

As fábricas visitadas foram: Calvelex, especializada na confeção de peças para marcas de segmento alto. A Polopique que integra confeção e produção de materiais e trabalha sobretudo para marcas de grande consumo, a Crispim Abreu especializada em texteis lar e malhas e a Adalberto Estampados, com a estamparia digital e acabamentos têxteis como maior atividade.

Conversas sobre o futuro do design e da indústria

O calendário tornou-se ainda mais preenchido com a tarde de conferências que se dividiu em duas partes: uma primeira em que cada uma das escolas internacionais apresentou o seu programa curricular e visão do que deve ser um designer de moda do futuro, e uma segunda onde foi debatido o futuro da indústria têxtil mundial. Para falar sobre a indústria foram convidados: Lars Gotterup (Fashion Buyer WIN-WIN TEXTILES), Margarida Nascimento (Fashion Division Zippy SONAE), Pedro Nogueira (Production Country Manager H&M), Alessandro Pane (Supply Chain Director Alfred Dunhill Ltd.).

Showcase de ModaPortugal

No primeiro andar do Palácio da Bolsa esteve patente uma amostra do trabalho de alguns designers e marcas nacionais. Uma mostra que se repete pela terceira vez, tendo a primeira sido em na semana de moda masculina de Paris e a segunda na Lisboa Fashion Week.

As marcas presentes nesta mostra foram: A PRIMITIVA; CAIAGUA; DAILY DAY; DINIZ & CRUZ; FRENKEN; IDEAL & CO; LA PAZ; LITORAL; LUÍS BUCHINHO; LUÍS CARVALHO; O BENIFICIO; OLGA NORONHA; REFIVE; RICARDO ANDREZ; SUL; e THE BOARD.

Lista de premiados

Moda

Por país: Bélgica, Cyril Bourez; França, Marilyn Hampartzounian; Alemanha, Otilia Vlad; Itália, Beatrice Mason; Portugal, Filipe Augusto; Espanha, Concepción Rodriguez; Reino Unido, Jaehwa Rhee Soorhee.

Totalitário: Cyril Bourez (Bélgica).

Sapatos

Por país: República Checa, Barbara Bugyíková; Itália, Stephanie Lundby; Portugal, Daniel Gonçalves; Espanha, James Harmakis.

Totalitário: Daniel Gonçalves (Portugal).

Outros Prémios

Prémio Carreira: Alexandre Pinheiro

Produto de Moda: Salsa

Inovação Tecnologia: Petratex

Design: Luís Buchinho

Marca: La Paz

Sustentabilidade: Trotinete

Responsabilidade Social: Impetus

Maior Volume de Investimento: Polopique

Maior Crescimento de Exportações: Confetil

Maior volume de Negócio: Carlos Gil

Prémio Parceria Internacional: Pascal

35 gorros para usar nos dias mais frios

O desfile da Chanel foi um regresso às origens de Lagerfeld