As melhores expressões do calão das últimas décadas

Quando falamos de calão, falamos de “transformar” as palavras em algo mais curto e prático de se dizer. Cruzámos várias gerações e reunimos mais de 30 expressões que os jovens usam, ou já usaram, no seu vocabulário diário.

O “vamos embora” foi trocado pelo “bora ”, o “muito” deu lugar ao “bué”, a pessoa que não quer ir ou fazer algum evento passou a ser o “cortes” e o “betinho” é aquele hesita mais na hora de quebrar as regras.

E nem sequer vamos passar pelas expressões dos anos 2000, em que as mensagens ainda não eram grátis para todas as redes e nasceu toda uma nova subversão da língua portuguesa, porque os jovens tinham que reduzir ao máximo o número de carateres por mensagem.

Nesses primeiros anos do virar do século trocou-se a palavra “muito” por “mt”; o “porquê” passou a ser “pq” e, ainda (ai coração, aguenta) o “ch” deixou de existir no vocabulário desta geração para dar lugar ao tão acarinhado “x”. Nos anos 2000 e poucos as pessoas eram “xatas”, nunca “chatas”.

Mas vamos passar à frente essa negra altura para a língua portuguesa e foquemo-nos naquelas expressões de calão ligeiras e que não magoam ninguém. Porque já ninguém leva a mal que digamos “uma beca” em vez de “um bocado”.

E porque não queremos que ninguém fique “à toa” de cada vez que dois adolescentes falam, decidimos criar um pequeno (mas generoso) dicionário com mais de 30 expressões de calão que os mais novos (vá, desde os anos 90) tendem a utilizar no seu discurso.

Percorra a galeria de imagens e consiga estar “top” em qualquer conversa, fazendo parte da “tropa” dos mais jovens. Não seja uma pessoa “cortes” e venha conhecer estas expressões mais juvenis.

50 expressões que só as pessoas do Norte conhecem

43 expressões que só os algarvios conhecem