Publicidade Continue a leitura a seguir

Barbie faz 60 anos e está mais diversificada que nunca

Percorra a galeria de imagens e fique a conhecer as 10 mulheres que serviram de personificação para os Barbie Awards desta edição de 2018.
A artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos. Chegou para arrasar, com a roupa igual à sua própria Barbie.
Cláudia Vieira, embora tenha começado a sua carreira na SIC, foi na segunda temporada de Morangos com Açúcar, na TVI, que a atriz ganhou mais visibilidade e se tornou na mulher poderosa de hoje.
Raquel Strada. Atriz, apresentadora, blogger, escritora. Uma mulher multifacetada que se distingue em várias áreas.
Conceição Queiroz, uma das jornalistas televisivas mais carismáticas de Portugal. Um dos motivos pelos quais ganhou esta distinção foi precisamente pelo seu jornalismo contra a indiferença.
A superintendente Madalena Amaral, a primeira comandante mulher do Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública.
Joana Schenker, atleta portuguesa de bodyboard. Em 2017, sagrou-se campeã mundial da modalidade, a primeira portuguesa a conseguir esse feito.
A judoca Telma Monteiro. Conquistou a Medalha de Bronze no Rio de Janeiro, em 2016, e é a atleta mais titulada do judo português.
Zita Martins, astrobiologa. É considerada uma das maiores especialistas do mundo na astrobiologia. Quer averiguar a existência de vida em Marte.
A fadista Ana Moura também foi nomeada, mas não conseguiu estar presente pois está em digressão.
Gisela João também não conseguiu estar presente porque se encontra igualmente em digressão.
Todas as nomeadas presentes no evento.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A mais célebre boneca do mundo assinala, este sábado, 9 de março, 60 anos de existência. Para evocar o momento, a famosa boneca esteve no centro das atenções no esta sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.

As comemorações evocam a boneca da Mattel – que já conhece versões portuguesas (pode recordá-las na galeria acima) – para “inspirar futuras mulheres que queiram encarreirar por carreiras cientificas”, refere a empresa em comunicado.

Dava Newman [Fotografia: DR]
Coube a Dava Newman, professora no MIT, ex-diretora da NASA e modelo inspirador para um novo modelo da Barbie, fazer a ponte em dia de festa. A engenheira participou na conferência O Papel das Mulheres nas Ciências e garantiu, em entrevista ao Delas.pt, que pode ler aqui, que “vamos ter pessoas a viver em Marte, mas não muitas”.

Os 60 anos da Barbie vão também levar à reedição da Barbie astronauta, que nasceu nos anos 70 do século passado. Esta é, curiosamente, uma das 200 profissões que a marca já retratou ao longo de seis décadas de existência.

Entre polémicas em torno de uma imagem estereotipada da mulher e protagonista de sátiras, a Barbie tem vindo a diversificar a sua área de atuação, tendo recentemente dado corpo a homenagens a mulheres que têm escapado a estereótipos e que têm feito a diferença, marcando o curso da História.

Entre as homenageadas, contam-se edições que evocam a boxeur olímpica inglesa Nicola Adams, a esgrimista americana Ibtihaj Muhammad, a modelo e ativista Ashley Graham, a primeira bailarina principal afro-americana no American Ballet Misty Copeland, e a diretora do filme Selma, Ava DuVernay.

A Barbie engordou e o Ken vai menos ao ginásio

Em 2018 e com o propósito de empoderar as meninas e raparigas contra o célebre teto de vidro, a Barbie lançou o projeto role models, tendo introduzido uma linha de versões inspiradas em mulheres como a pioneira da aviação norte-americana e defensora dos direitos das mulheres Amelia Earhart, a pintora Frida Kahlo e a física, matemática e cientista espacial Katherine Johnson.

Imagem de destaque: DR

Barbie de cadeira de rodas e com prótese chega em junho a Portugal

 

Margot Robbie vai ser a Barbie no novo filme realista