Beth Matthews tem 22 anos, síndrome de Down e assina por uma agência de manequins

Down Beth Modelo
[Fotografia: Instagram/Beth Matthews]

O impulso foi dado por Ellie Goldstein, que representou a Gucci depois de ter dado a cara por marcas como Primark, Laura Mercier e Nike, chegando a ser capa da Vogue Italia. E se esta manequim com Trissomia 21 estava a superar barreiras, porque não Beth Matthews?

Ambas inglesas, a segunda acaba de assinar pela mesma agência da primeira, a Zebedee, empresa criada há cerca de cinco anos e que pretende representar pessoas com diferenças físicas, trans e não binárias no universo da moda, olhando para áreas da diversidade que ainda escapam aos radares da indústria.

Quem se apercebeu da possibilidade foi a irmã de Beth, que alertou os pais, que se puseram em campo. Um fotógrafo, uma produção, alguns envios e… um contrato com uma agência especializada em moda.

Em declarações à estação pública inglesa BBC, Ella Singleton-Redmond, a booker feminina da Zebedee, explicou: “20% cento da população vive com diferenças, sejam elas visíveis ou invisíveis, então precisamos de as representar na publicidade que fazemos. As pessoas estão a consciencializar-se disso e a mudar, e o nosso objetivo é garantir que todos os media representem a população. Ainda há um longo caminho a percorrer.”

Em Portugal, estima-se, segundo dados de 2019, que um em cada 800 bebés nasça com Trissomia 21, somando-se em cerca de 15 mil pessoas com esta síndrome.

Uma das embaixadoras do apelo para esta diversidade tem sido a socialite Bibá Pitta, mãe de Madalena, e que revelou em tempos ao Delas.pt a intenção da sua filha seguir um percurso na moda. “Ela gosta de estar bonita. É modelo fotográfico e de passerelle também. Já fez variadíssimas fotografias, fez uma campanha para o Boticário para o Dia da Mãe e já representou uma marca portuguesa”, relembra a mãe, que conta que a carreira de Madalena, “indo de vento em popa”, tem ainda muito por onde se revelar.

“Adorava que ela fosse a uma ModaLisboa, a um Portugal Fashion, uma coisa à séria, onde mostrasse os seus dotes de modelo, mas pudesse também ser voz pela integração e pela diferença”, afirrmou em conversa com o Delas.pt, em 2018.