Bicicletas contra o abandono escolar de raparigas moçambicanas

pexels-pixabay-289869
[Fotografia: Pexels/Pixabay]

Cerca de 12 mil raparigas que estudam em 87 escolas secundárias de seis províncias moçambicanas vão receber bicicletas para reduzir as dificuldades no acesso à educação, anunciou este domingo, 18 de fevereiro, fonte da secretaria de Estado da Juventude e Emprego.

Segundo a fonte, as bicicletas serão entregues na segunda-feira, 19, ao abrigo do programa “Eu sou capaz”, às estudantes matriculadas na nona classe das escolas secundárias selecionadas nos distritos de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Manica, Sofala e Maputo, “como forma de reduzir a desistência escolar por motivos de distância em relação à escola”.

A entrega das 12 mil bicicletas vai decorrer nas seis províncias em simultâneo e, no distrito de Nicoadala, Zambézia, a cerimónia contará com a presença do secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo.

O programa “Eu sou capaz” é desenvolvido pelo Instituto Nacional da Juventude e foi lançado em abril de 2021 no distrito de Gondola, província de Manica, por Isaura Ferrão Nyusi, primeira-dama de Moçambique e patrona do projeto.

Tem por objetivo “reter a rapariga na escola”, mas também “proporcionar melhores oportunidades de educação e acesso a serviços para raparigas, adolescentes e mulheres jovens”.

O programa é financiado pelo Banco Mundial, em cerca de 38 milhões de dólares (35,2 milhões de euros), e envolve também ações de formação e iniciativas de emprego e autoemprego, visando ainda a redução dos índices de uniões prematuras em Moçambique.

Lusa