Publicidade Continue a leitura a seguir

“Capitão Marvel”: o que pode esperar desta primeira grande heroína da Marvel?

Percorra a galeria de imagens para ficar a conhecer as grandes heroínas da Marvel, além desta Capitão Marvel.
Viúva Negra
Feiticeira Escarlate
Vespa
Pepper Potts, personagem dos filmes "Homem de Ferro", "Homem de Ferro 3" e "Vingadores: Endgame"
Gamora, personagem do filme "Guardiões da Galáxia"
Valquíria, do filme "Thor: Ragnarok"
Sif, dos dois primeiros filmes de "Thor"
Maria Hill, de "S.H.I.E.L.D."
Peggy Carter aparece no filme "Capitão América: O Primeiro Vingador" e torna-se protagonista da série "Agente Carter"
Sharon Carter, agente da "S.H.I.E.L.D." que acaba por tornar-se um interesse romântico do Capitão América
Jane Foster, que surge nos dois primeiros filmes de "Thor"
Shuri, a adolescente genial de "Black Panther"
Nakia, também de "Black Panther"
Okoye, também de "Black Panther"
Ramonda, também de "Black Panther"
Agente Daisy “Skye” Johnson
Melinda May
Jemma Simmons
Bobbi Morse

Publicidade Continue a leitura a seguir

Chega na quinta-feira, 7 de março, às salas de cinema nacionais o filme Capitão Marvel, a primeira adaptação de uma banda desenhada da editora norte-americana com uma protagonista. Nos últimos meses, a promoção do filme focou-se na temática do empoderamento feminino associada à estreia de uma super-heroína neste Universo Partilhado. No entanto, a crítica internacional diz que o filme fica aquém das expectativas.

“A matéria-prima está lá toda, mas o filme não tem momentos verdadeiramente emocionantes, ressonantes. As sequências de ação são rotinadas“, pode ler-se na crítica que Esther Zuckerman faz no site Thrillist. No IMDB a pontuação também é baixa: 5,5.

Neste filme protagonizado pela atriz Brie Larson, que venceu o Óscar de Melhor Atriz em 2016 pela prestação em Quarto, a ação decorre nos anos 1990 quando Carol Danvers, uma antiga piloto da Força Aérea, vê o seu ADN ser misturado com o dos kree, uma espécie alienígena. Um acidente que acaba por lhe dar superpoderes.

Capitão Marvel e não capitã, porque a patente em Portugal só existe no masculino -, a versão feminina do Capitão América, realizada pelos norte-americanos Anna Boden e Ryan Fleck, é o 21º filme da Marvel. O elenco, além de Brie Larson, conta com Samuel L. Jackson, Ben Mendelsohn, Djimon Hounsou, Annette Bening, Jude Law e Gemma Chan.

Um passado de personagens femininas maltratadas

Se olharmos para filmes como Black Widow ou Scarlett Witch vemos que a Marvel não tem por hábito tratar bem as personagens femininas. No primeiro, a personagem de Scarlett Johansson é sempre referida como tendo interesses amorosos pelos protagonistas masculinos. Em Scarlett Witch, por sua vez, o sotaque da Feiticeira Escarlate de Elisabeth Olsen tira-lhe toda a credibilidade.

Em maio de 2017, com Mulher Maravilha, a rival DC conseguiu fazer melhor e surpreender com a mensagem de esperança que transmitiu ao mundo num período de grande intolerância política e religiosa (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ficar a conhecer as grande heroínas da Marvel).

No ano seguinte, a Marvel redimiu-se com Black Panther. Além de ter sido o primeiro filme de super-heróis nomeado para Melhor Filme está recheado de personagens femininas notáveis. Okoye, interpretada pela atriz Danai Gurira, é uma delas ao ganhar protagonismo como guarda-costas pessoal do homónimo herói. Agora espera-se que, nos próximos filmes, a Marvel continue a recorrer aos seus “super-poderes” para empoderar as mulheres.

Clique aqui e siga-nos no Instagram

Brie Larson: as melhores imagens da super-heroína da Marvel