Cinco receitas para mudar de opinião sobre a couve-flor

Couve flor cinco receitas ementa alimentação
[Fotografia: Unsplash]

Gosta de couve-flor ou tem dificuldades em comer porque não lhe agrada cozida? Aqui ficam cinco receitas para variar a ementa durante a semana.

Uma boa sugestão é uma pizza com base feita de couve-flor. Para isto, basta trituraro alimento, juntar temperos como sal, orégãos, salsa, pimenta, farinha de amêndoa e um ovo.

Junte tudo até fazer uma pasta, estique no tabuleiro e leve ao forno entre 170 a 180º graus, durante 15 a 20 minutos. Quando estiver feita a base, retire do quente e deixe arrefecer. De seguida, coloque os ingredientes a gosto e leve novamente ao forno.

Além da pizza, dentro do universo da cozinha italiana, também pode fazer um macarrão com molho de queijo e couve-flor. Depois de cozer o macarrão, guarde 500 ml da água. Pique a cebola, junte-a à couve-flor picada e guarde.

De seguida, coloque uma frigideira com dois fios de azeite com pão ralado. Adicione a esta mistura o queijo e vá mexendo. Adicione pimenta e, quando estiverem migalhas torradas, reserve.

Na mesma panela, coloque um pouco mais de azeite para refogar a cebola com a couve-flor durante 20 a 30 minutos, em lume brando. Adicione a água de cozer do macarrão para não queimar o fundo. De seguida, adicione um pacote de natas. Para finalizar, junte mais queijo, o macarrão cozido e deixe em lume brando, enquanto mexe durante 3 a 4 minutos.

Pode também optar por fazer sopa de creme de couve-flor. Separando a flor e a parte mais grossa, sem deitar fora, pique a restante couve-flor, corte o caule em rodelas, assim como a cebola.

Coloque tudo dentro de uma panela com um fio de azeite para dourar. Tempere a gosto com sal e pimenta. Quando estiver, cubra o preparado com um litro ou mais de água. Quando estiver a ferver, baixe o lume e deixe cozinhar durante 15 minutos.

Ao mesmo tempo, aqueça dois fios de azeite numa panela com a flor que se retira ao início. Quando estiveram crocantes, retire do lume e tempere com vinagre. De seguida, bata o preparado de dentro da panela e sirva com as flores crocantes em cima.

Pode fazer também couve-flor assada no forno com queijo Emmental (ou um ao seu gosto). Comece por cozer a couve-flor em água e uma pitada de sal, durante 15 minutos.

Enquanto isso, bata o leite (200 ml) em conjunto com dois ovos, adicione queijo Emmental, sal e pimenta (a gosto). De seguida, retiramos a couve-flor da panela com água, escorre-se e coloca-se numa travessa. Coloque a mistura de leite, ovos e queijo por cima até banhar a couve-flor. Leve ao forno durante 20 minutos a 180º graus.

Por fim, experimente uma receita filipina de couve-flor. Comece por cortar a couve-flor ao meio, deixando-a em oito pedaços grossos. Coloque na frigideira com azeite para dourar, alho esmagado e cebolinho picado. Cozinhe a couve-flor durante 4 a 5 minutos.

Quando estiverem os oito pedaços, retire-os e na panela ou frigideira vazia, coloque 60 ml de água e aqueça em lume médio. De seguida, bata vinagre de arroz (125 ml) com a soja (75 ml) e açúcar mascavado (5 g).

Coloque na água a ferver, a couve-flor, o alho, uma folha de louro e pimenta. Tape a frigideira e deixe cozinhar durante 30 minutos, sem deixar ferver. No final, tire a tampa e espere até que se evapore grande parte do molho e sirva com os cebolinhos picados.20