Publicidade Continue a leitura a seguir

Comer pequenas quantidades de carne vermelha por dia pode causar morte prematura

Percorra a galeria de imagens para saber se anda a praticar algum mito. [Imagens: Shutterstock]
Alimentos congelados são mais 'pobres' que alimentos frescos – congelação é talvez dos métodos de conservação que melhor respeita e preserva a qualidade e o valor nutritivo dos alimentos. A verdade é que se o congelamento for realizado de imediato é possível obter produtos cujo valor nutritivo seja, em certos casos, superior ao produto fresco.
Beber água morna com limão faz bem e emagrece – esta mistura desintoxicante pode favorecer uma sensação de bem-estar, porque o limão facilita a digestão e a água morna ajuda a combater a prisão de ventre. Mas quanto à capacidade de fazer emagrecer é só ilusão.
Não é preciso beber água durante as refeições – beber água durante a refeição (quatro a cinco copos) promove a sensação de saciedade e favorece os processos digestivos, melhorando a consistência dos alimentos ingeridos e acelerando efetivamente o esvaziamento do estômago.
Uma grávida deve comer por dois – a alimentação da grávida não deve diferir muito da alimentação em períodos normais. E a verdade é que a qualidade torna-se até mais importante que a quantidade.
O mel cura a tosse – o mel pode proporcionar algum alívio caso se trate uma inflamação grave, devido às propriedades hidratantes que possui. Mas não se obtém qualquer benefício a nível de brônquios ou traqueia.
Substituir o pão por bolachas de água e sal ou tostas ajuda a emagrecer – ao contrário do que se possa pensar, as bolachas de água e sal e as tostas são mais consistentes do que o pão, pois contêm menos quantidade de água e são preparadas com uma certa quantidade de gorduras. Enquanto isso as diversas variedades de pão são normalmente feitas de água, farinha, fermento e poucas gorduras.
Beber álcool ou vinagre faz emagrecer – cada grama de álcool fornece cerca de sete quilocalorias, o que ao final do mês pode implicar meio quilo a mais. Quanto ao vinagre, não existem quaisquer provas de que queime a gordura depositada no corpo, independentemente da variedade.
Chocolates e enchidos provocam acne – tratando-se de um distúrbio inflamatório da unidade pilossebácea, o acne deve-se sobretudo ao aumento da produção das hormonas andrógenas. E embora existam alimentos que possam promover esse aumento, o chocolate e os enchidos não fazem parte dessa lista.
A vitamina C cura a constipação – no geral é possível dizer que a vitamina C pode trazer benefícios no alívio das sensações relacionadas com os típicos sintomas da constipação e no favorecimento de uma menor duração da doença. Estima-se para obter esses efeitos seja necessário consumir doses de uma ou duas gramas por dia durante vários dias.
O café aumenta a pressão arterial – de facto o café, mais propriamente a cafeína, tem efeito no aumento da pressão arterial, sobretudo para quem não está habituado a beber café ou sofre de hipertensão.

Publicidade Continue a leitura a seguir

As suas refeições costumam ser ricas em carnes vermelhas ou processadas? Este novo estudo vai fazê-la repensar a sua dieta. Uma investigação da Universidade Loma Linda, nos EUA, concluiu que até comer pequenas quantidades deste tipo de carnes aumenta o risco de morte prematura resultante de qualquer causa.

“Queríamos analisar a associação entre o consumo de pequenas quantidades de carne vermelha e processada como sendo, em parte, a causa de aparecimento de doenças cardiovasculares e de mortalidade devido à incidência de cancro, em comparação com quem não a consome de todo”, explicou Saeed Mastour Alshahrani, líder do estudo, ao Mirror.

Para este estudo, os cientistas analisaram as dietas e causas de morte de mais de 7 900 pessoas, num período de 11 anos. Entre as pessoas que comiam carne, 90% tinham por hábito comer apenas cerca de duas doses ou menos de carne vermelha por dia (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ficar a par de alguns mitos e verdades da alimentação).

Ao longo destes 11 anos em análise, quase 2 600 das mortes relatadas deveram-se a doenças cardíacas e mais de 1 800 por cancro. Comer carnes processadas, como presunto e salame, não estava associado ao maior risco de morte, mas o hábito de comer essas carnes juntamente com carne vermelha estava ligado a uma maior probabilidade de incidência de morte por qualquer causa.

Agora, a equipa espera que as descobertas incentivem as pessoas a reduzir a quantidade de carne na sua dieta.

“As nossas descobertas dão peso adicional às provas que já sugeriam que comer carne vermelha ou processada pode ter impactos negativos na saúde e esperança de vida“, acrescentou Micahel Orlich, coautor do estudo.

É amante de carnes vemelhas? Saiba o mal que lhe faz