Comeu ou bebeu demais? Nós temos 6 soluções para si

iStock-469905256ressaca

Acabaram as festividades natalícias e a passagem de ano está mesmo aí à porta. Sabemos que esta é uma época na qual, não raras as vezes, vem acompanhada de vários excessos: sejam eles de bebida ou comida.

A pensar neste dilema, deixamos algumas mezinhas que podem fazer face a futuras indisposições e indigestões, até porque já aconteceu a todos comer ou beber de mais.

Soluções caseiras que chegam através do livro Remédios Naturais para todas as estações, de Sof McVeigh, editado pela Círculo de Leitores. Propostas que adiam a eventual toma de medicação e que podem trazer algum alívio.

Veja as receitas abaixo e tome nota de seis inspirações caseiras – de plantas medicinais e afins – e verifique de antemão se tem os ingredientes em casa. Mezinhas que prometem ajudar a ultrapassar melhor esta época onde uns quilinhos a mais são mais do que o habitual – e ninguém pode levar a mal.

Carvão vegetal – É um remédio natural que se utiliza há muito tempo para corrigir a acidez do estômago e absorver gases e toxinas. Possui também uma ação mecânica, estimulando o movimento do estômago e do intestino, ajudando-os a expulsar aquilo que não interessa ao organismo.

Carvão vegetal composto – o carvão vegetal composto é carvão vegetal numa fórmula homeopática e faz maravilhas nos casos de indigestão e flatulência.

Chás de plantas medicinais – tanto o chá de hortelã como o de camomila têm uma ação calmante no tubo digestivo: o chá de hortelã é revitalizante, enquanto o de camomila é reconfortante. A canela e o gengibre exercem também uma ação tranquilizante quando bebidos em chás.

Água de arroz integral – eis um remédio caseiro que ajuda na reidratação e convalescença do organismo após uma gastroenterite. Num tacho deite meia chávena de arroz integral biológico e cubra com metade da quantidade de água que normalmente usa para cozinhar o arroz. Coza o arroz, escorra-o e reserve a água. Deixe arrefecer e beba para recompor o estômago.

Curcuma – Esta é a especiaria que adicionamos ao caril. Estimula a produção de enzimas e, devido à sua forte ação anti-inflamatória, é excelente para acalmar o estômago. É também rica em antioxidantes.

Funcho – o chá de funcho preparado com as sementes da planta é um dos melhores digestivos, é especialmente bom para solucionar problemas de flatulência e para aliviar a indigestão e a azia. Pode ainda mastigar sementes para refrescar o hálito.