Como cuidar e desinfetar os produtos de maquilhagem

pexels-freestocksorg-318379(1)

Para que a maquilhagem e as ferramentas requeridas para o processo de make up cumpram plenamente as funções a que se destinam – a par dos cuidados e da não agressão da pele e zonas sensíveis – é importante que estejam devidamente limpas e desinfetadas de detritos dos produtos, de germes e de células mortas.

Falamos de rituais que parecem ser, frequentemente, subestimados, mas que não podem ser mesmo esquecidos. Para já, a primeira recomendação de limpeza passa exatamente por não usar as mãos quando aplica maquilhagem. É uma das maiores formas de contágio de bactérias e germes. E a existência de ferramentas apropriadas apenas vem reiterar que é desta forma que os produtos devem ser usados.

Os pincéis que são usados para aplicar produtos na pele, nas pálpebras e nos lábios, zonas sensíveis e mais permeáveis a bactérias, também os próprios produtos podem ser limpos e cuidados, de forma a que mantenham as suas caraterísticas iniciais e princípios ativos o mais possível estáveis e sem alterações de maior com o tempo.

Veja abaixo como poderá limpar as peças que usa para aplicar maquilhagem, bem como as fórmulas que aplica: batons, máscaras de pestanas e até bases.

Pincéis

Devem ser limpos, no mínimo, semanalmente, sobretudo porque a maioria é feita de pelos naturais de animais e sensíveis a químicos. Há soluções mais líquidas ou mais esponjosas de limpeza para pincéis à venda. Os fios devem depois ser depois massajados nestes produtos e numa sequência circular. Quando deixar de haver restos na solução, lavar as cerdas em água da base até às pontas e escorrer em igual movimento. Deixar a secar.

Sombras e paleta

O primeiro passo é colocar álcool num frasco de spray – e pode fazer isto em casa com o recurso a um já usado – e depois pulverizar sobre a sombra ou a palete. Deixar secar completamente. O site para profissionais de beleza e make up New Beauty garante que tal não vai estragar os produtos.

Máscara de pestanas

Os olhos exigem cuidados redobrados e quando falamos deste tipo de produtos, é preciso garantir que não há infeção. É comum haver rímel em excesso na escova aplicadora e se, mal fechado, vai levar a uma secagem rápida. Pode passar o tubo fechado por baixo de água para mais alguns usos. Recomenda-se que o faça mensalmente.

Enrolador de pestanas

É comum terem pedaços de máscara de pestana secos e outros germes circundantes, pelo que se recomenda a limpeza com um pouco de álcool embebido em algodão. Garanta que, após limpo, fica 24 horas a secar, uma forma de assegurar que não há contacto do álcool com os olhos.

Batons

De uso frequente e em múltiplas ocasiões, o batom é sempre permeável a germes. O ideal é colocar álcool num pequeno recipiente que lhe permita mergulhar rapidamente o topo do batom e retirá-lo logo, deixando a secar.

Bases

Muitas vezes à mistura nas malas ou nos kits de maquilhagem, os cremes, as bases estão muitas vezes sujas e cheias de germes. Para garantir que ficam limpas, socorra-se de um cotonete mergulhado em álcool e retire o excesso de produto que se possa ter acumulado.

Lápis e afiadeiras

Para a segunda, nada como colocar álcool num copo e mergulhar durante cinco minutos. Quanto aos lápis, pulverize o bico com um pouco de álcool e limpe cuidadosamente, sem partir a ponta, com um pouco de algodão.