Como rentabilizar o tempo que passa no ginásio

rotina treino ginásio atividade física estudo mulher dieta vida saudável
[Fotografia: Scott Webb/Unsplash]

Fazer exercício é essencial, mas nem sempre se investe esse tempo da forma mais cabal. Para evitar desperdício quando a disponibilidade nem sempre ajuda, saiba de que ferramentas se pode socorrer para aproveitar todos os intervalos, da melhor maneira. Antes de mexer o corpo, exercite, em quatro passos, os mecanismos ideais para por em marcha os seus planos de treino.

Uma tarefa de cada vez

A concentração vai ajudar no rendimento, por isso, não se disperse na hora de fazer exercício. Foque-se no que quer fazer, nos objetivos e não ceda a distrações como o telemóvel ou outras atividades lúdicas que a afastam do propósito a que se submete: o de treinar.

Defina calendário semanal

Estabeleça metas e, muito importante, cumpra-as à minúcia. Olhe para a sua semana, preveja bem os períodos que pode e pretende dedicar à prática de exercício físico e, claro, faça com que tenham lugar. É claro que há sempre imprevistos que são necessários acomodar, mas tente prevê-los e ter soluções disponíveis para os contornar.

Fazer aquecimento e arrefecimento

Estas duas partes do treino nunca deve ser esquecidas sob pena de criar lesões no corpo, o que decisivamente comprometerá os seus objetivos. Os cinco a dez minutos que podem parecer, à partida, dispensáveis em tempo vão ser conquistados em capacidade e, mais importante, eficácia na prática desportiva. Também não menos importante, não deve treinar de estômago vazio e sem hidratação. Deve prestar atenção ao que ingere antes do esforço físico, não cedendo a excessos, mas não deve ir de barriga vazia porque poderá estar a tirar alimento essencial aos músculos para trabalharem melhor.

Treino em casa

Se o tempo não permite ir tantas vezes ao ginásio como gostaria, é sempre possível definir um plano – ainda que mais curto – em casa. Estabeleça também um calendário para o efeito e cumpra as regras anteriores. Socorra-se de ferramentas online uma vez que não faltam aulas ou tutoriais disponíveis para ajudar.