Publicidade Continue a leitura a seguir

Conheça os alimentos que ajudam a tonificar o corpo

Percorra a galeria de imagens para conhecer alguns dos alimentos que mais contribuem para tonificar o corpo. [Imagens: Shutterstock]
Papaia – além do efeito laxante, esta fruta tropical é rica em água, vitaminas e minerais.
Ananás – com elevada percentagem de água e alto teor energético, esta fruta promove a tonificação corporal. Além disso, possui bromelina, uma enzima que facilita a digestão e diminui a sensação de barriga inchada.
Abacate – sendo uma fonte de gordura saudável, esta fruta ajuda na formação de colagénio, combatendo o envelhecimento da pele. No entanto, as muitas calorias que possui fazem com que seja necessário ingeri-lo com moderação, caso queira controlar bem o peso.
Cenoura – com muita vitamina A, este alimento promove as fibras de colagénio, algo fundamental para uma pele mais firme e com elasticidade.
Espargos – com efeito diurético, ajudam a combater o inchaço e a retenção de líquidos, promovendo o aparecimento dos músculos.
Hidratos de Carbono – apesar de não ajudarem a enrijecer os músculos, são os hidratos os grandes fornecedores de energia, sendo fundamentais para a prática de exercício físico. Pão, massas, batata entre outros alimentos são por isso fundamentais, sendo os ideias os integrais.
Ovo – os elevados níveis de proteína deste alimento contribuem para a construção muscular e a presença de vitamina B12 ajuda a diminuir os níveis de gordura, facilitando a contração muscular durante o exercício físico.
Carne branca – rica em proteína e pobre em gordura, a carne de frango ou peru são das mais indicadas para tonificar e dar firmeza aos músculos sem aumentar a massa muscular.
Leite – rico em proteína, este alimento ajuda a promover as hormonas do crescimento o que ajuda a tonificar o corpo. É perfeito para consumir após o treino (não antes).
Água – além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos no corpo, não possui calorias, promove a construção dos tecidos musculares e uma pele mais firme. Já para não dizer que um organismo hidratado funciona muito melhor.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Além do exercício físico existem determinados alimentos que ajudam a tonificar o corpo, dizendo adeus à flacidez. Reunimos alguns deles e agora é só incluí-los na alimentação diária para os resultados chegarem mais cedo que o esperado.

Tratam-se de alimentos ricos em proteína, hidratos de carbono ou com elevados níveis de água. Ou seja, alimentos que sejam boas fontes de energia e promovam o aparecimento de massa muscular.

A lista (que encontra na galeria acima) é composta por várias frutas, vegetais e laticínios – todos com as propriedades já indicadas. E também a água é fundamental neste processo de tonificação. Apesar de não ser um alimento, ajuda no bom funcionamento do organismo, na diminuição da retenção de líquidos, na construção de tecido muscular e a ter uma pele mais firme, mas flexível.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer alguns dos alimentos que mais contribuem para tonificar o corpo.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Esta dieta vai acabar com as manchas na pele

Conheça os alimentos que fazem bem e mal aos dentes