#delasFaz: Caminhámos duas horas pela cidade com uns sapatos novos

Sabe aquela velha máxima, quase de senso comum, que não se deve utilizar calçado novo quando sabemos que vamos caminhar ou estar de pé durante muitas horas? Pois bem, este conselho é válido para todo o tipo de calçado, e em diferentes situações. Mas, e como há sempre a exceção à regra, esta semana desafiámos as leis da sabedoria e acabámos por percorrer a baixa lisboeta com um modelo de ténis novo da Rockport, que acabávamos de estrear.

O desafio foi lançado pela marca de calçado, e consistia em participar num peddy-paper em várias zonas e locais históricos de Lisboa. Percorremos o Príncipe Real, o Convento de São Pedro de Alcântara, sem esquecer a histórica livraria Ferin, a Calçada do Sacramento, a Rua Áurea e a bem conhecida loja de decoração Pollux.

Durante duas horas, caminhámos bastante, entre subidas e descidas e (muitas) escadas. O modelo que escolhemos para calçar nesta caminhada foi o “Let’s Walk W Slip On”, em tons metalizados, que pode encontrar à venda por €139,90 (veja o modelo na galeria acima).

Ao longo do percurso não sentimos dores nem desconforto, e notámos que os ténis se adaptaram rapidamente ao nosso pé. Talvez pelo facto de a sua sola ser mais elevada do que a maior parte dos modelos que estamos habituadas a utilizar, não notámos tanto as irregularidades do piso, por vezes composto por paralelos.

Estes ténis não foram concebidos para a prática de desporto em geral, mas antes para dar longas caminhadas no dia-a-dia: contêm um sistema integrado de tecnologia em camadas, que amortece e reduz o impacto. Este fator faz toda a diferença, já que contrariamente a uns ténis comuns a sua estrutura foi pensada especificamente para criar mais conforto ao caminhar.

Quando o desafio terminou, os nossos pés não apresentavam feridas nem zonas magoadas. Atualmente, continuam de boa saúde, por isso podemos afirmar que não nos “saiu o tiro pela culatra”, como se costuma dizer. No entanto, e voltando a outra velha máxima de “olha para o que eu digo e não para o que eu faço”, mantemo-nos fiéis ao conselho que lhe temos vindo a dar até agora: a não ser que tenha mesmo muita confiança no calçado em questão, por já ter tido um modelo igual por exemplo, não arrisque logo grandes caminhadas quando estrear uns sapatos, ténis ou botas.

Se optar por um modelo especializado em caminhada, a probabilidade de os seus pés ficarem intactos é maior, do que se estivermos a falar de outros modelos de calçado sem esta especificidade. Ainda assim, aconselhamos-lhe cautela e, se alguém lhe perguntar se alguma vez deu bom resultado estrear uns sapatos numa longa caminhada, como lhe confidenciamos aqui, faça de conta que nunca leu este artigo.

[Imagem de destaque: DR]

#delasfaz: Fomos cortar o cabelo por uma boa causa

Juliana Awada: O casual chic infalível da primeira-dama argentina