Publicidade Continue a leitura a seguir

20 coisas que devemos fazer antes de ter um filho

Percorra a galeria de imagens e conheça 20 sugestões de coisas que deve mesmo fazer antes de ser mãe.
1. Adote um animal. Pode ser qualquer animal de estimação: cão, gato, piriquito.
2. Aposte na sua saúde mental - Uma mente sã é fundamental para criar uma família. Durante a nossa vida passamos por várias etapas, algumas que nos marcam. Cargas emocionais negativas devem ser resolvidas antes de tomar a decisão de ser mãe. Pode fazê-lo, por exemplo, com um profissional ou mesmo com amigos.
3. Aproveite para dormir. Especialmente nos primeiros anos de vida de um bebé, as horas de sono são escassas e reduzidas. Aproveite a altura em que ainda não é mãe para fazer também programas relaxantes. Passar o dia de pijama, dormir durante a tarde e fazer maratonas de filmes e séries podem estar incluídos.
4. Ter um fim de semana só de mulheres. Aventuras, sítios novos, atividades radicais são boas hipóteses de programas. E que tal uma ida a Ibiza ou a uma ilha grega? Ou um passeio pela neve ou por um turismo rural? E muitas fotografias não podem faltar, não só para criar memórias como para depois as mostrar aos filhos.
5. Viajar, viajar, viajar. Não é que não o possa fazer sendo mãe, mas é diferente. E até é giro voltar a um sítio, mais tarde, com o seu filho. Um programa mais económico e romântico,uma viagem de mochilas às costas... vale tudo.
6. Concretize os seus objetivos e metas profissionais. Até porque ter - o mínimo - de estabilidade económica é importante. Sempre quis escrever um livro ou desenvolver um programa? Esta é a altura.
7. Arrisque e desafie a adrenalina. Saltos de pára-quedas, escalada, saltos de rochas são algumas das opções. Por norma, o desejo de emoções fortes deste género acalma após se ter um filho, por isso aproveite antes.
8. Fale com os seus pais sobre o tema da educação. Entenda o que é que resultou para eles enquanto pais, o que aconteceu consigo e não quer que se repita... o importante é criar uma ligação com os futuros avós e entender a forma como quer educar os seus rebentos.
9. Arranje uma casa onde se sinta bem. Pode até ser alugada, mas é importante "sentir-se realmente em casa", ou seja,confortável e segura.
10. Ver o seu cantor preferido ao vivo. Antes de ser mãe tem que, efetivamente, ir ver o seu cantor ou banda preferido ao vivo. Seja onde for!
11. Faça uma lista dos seus livros favoritos - desde criança até agora. Assim, poderá passá-los para os seus filhos.
12. Faça compras para si. Não hesite em renovar o seu armário se o corpo assim o pedir. Um blazer clássico, um casaco de ganga original... esta roupa até pode, no futuro, ser para a sua filha. Já viu como boa parte da moda dos avós é hoje considerada vintage?
13. Conheça as histórias de amor dos seus avós. Há a possibilidade de os seus filhos não conseguirem passar tanto tempo quanto gostaria com eles, por isso saiba as suas histórias porque lhe vai caber a si contá-las.
14. Faça uma viagem pela autoestrada. Só você, um carro, o seu parceiro e uma autoestrada longa, sem rumo. Basta uma mochila e muito amor.
15. Conheça os desejos do seu parceiro/a. Algo muito importante na relação é também satisfazer os desejos e sonhos da pessoa que está ao seu lado. Tente perceber os seus sonhos e objetivos para os tentarem cumprir antes do grande passo.
16. Pratique exercício físico e crie uma rotina. Quando se tem filhos é importante estar saudável e em forma. Pegar ao colo, correrias, brincadeiras... Pratique um exercício que a faça transpirar e exercitar e que, especialmente, a motive.
17. Compre as mobílias que sempre sonhou. Depois da casa de sonho, ora que vem a mobília e decoração. Tem aquele sofá debaixo de olho há tempos? Pois esta é a altura certa, porque depois as despesas vão ser outras. Como um carro maior!
18. Coma de forma saudável. É importante começar a criar hábitos de vida e alimentação saudáveis, até porque é imprescindível passá-los aos seus filhos.
19. Poupe. Se já está com ideias de ter filhos, é importante fazer uma pequena poupança, até porque ter um filho equivale a ter muitas despesas e, inclusive, algumas de que não se está à espera.
20. Não tenha medo da meternidade. Aceite que vão existir mil e uma dúvidas e receios e que é normal ter que pedir ajuda a amigas ou a familiares. Mas o instinto maternal e o amor incondicional vão fazê-la ser uma ótima mãe. Não duvide de si e tente reprimir este medo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não é que ter um filho nos tire a hipótese de viajar ou aproveitar os prazeres da vida, mas certamente altera as nossas rotinas e prioridades. Afinal de contas, quando nasce um filho nasce não só um amor incondicional como também uma responsabilidade que fica para o resto da vida.

Principalmente nos seus primeiros anos de vida, existem muitas horas de sono e de lazer que ficam em segundo plano a pensar no seu bem-estar. Se ainda não entrou no mundo da maternidade e tenciona fazê-lo em breve, pegue num bloco de notas e aponte as nossas sugestões de coisas que deve fazer antes de ter um filho. Basta seguir a galeria de imagens e resoluções.

Maridos deixam as mulheres mais stressadas do que os filhos

10 dicas para poupar nas despesas com os filhos