Publicidade Continue a leitura a seguir

Truque infalível para o perfume durar mais e estar sempre intenso

Percorra a galeria de imagens para saber como os perfumes podem durar o dia inteiro. [Imagens: Shutterstock]
Colocar perfume depois de sair do banho – o facto de a pele se encontrar húmida ajuda a segurar a fragrância. Faça-o antes de se vestir, assim vai permitir que o cheiro passe para a roupa e joias sem que estas fiquem manchadas.
Cabelo perfumado? Sim. Pode utilizar um perfume próprio para cabelo ou utilizar o seu, borrifando um bocadinho da fragrância na escova ou pente e depois de uns segundos, pentear.
Guardar o perfume em sítios frescos e secos, e manter os frascos protegidos da luz. Evite guardar o frasco em locais húmidos e quentes, como a casa de banho. Este tipo de ambientes modifica as propriedades do produto, diminuindo a sua qualidade.
Não esfregar os pulsos depois de aplicar o perfume – toda a gente o faz, mas não devia. Ao esfregar os pulsos, ou outra zona qualquer, onde borrifámos a fragrância acabamos por fazer com que algumas notas aromáticas desapareçam mais depressa, tornando o cheiro mais fraco.
Colocar o perfume em pontos estratégicos do corpo – punhos, pescoço, tornozelos e parte de trás das orelhas, dos cotovelos ou dos joelhos, são os sítios chave. Porquê? Porque são zonas com maior circulação sanguínea, o que as torna mais quentes; o calor vai ajudar a difundir a fragrância por todo o corpo ao longo do dia. Mas não aplique em todas, pois pode tornar-se demasiado enjoativo. Escolha no máximo três sítios.
Para conhecer o aroma de um perfume espere uns minutos antes de o cheirar – após a borrifadela, o perfume que sentimos não é o que vai perdurar o dia inteiro, pois a fragrância tem tendência para ir revelando os vários aromas aos poucos. Por isso, espere sempre uns minutos antes de respirar fundo. Aproveite este compasso de espera e agite o papel de teste em frente ao nariz.
Aplicar vaselina ou creme hidratante antes – colocar uma pomada sem cheiro nos sítios onde vai borrifar a fragrância vai ajudar a segurar o perfume na epiderme por mais tempo.
Perfumes com maior concentração de óleos essenciais duram mais – a fragrância é o resultado da mistura de vários óleos essenciais. Como tal, quanto maior concentração mais duradouro será o perfume. Os Eau de Toilette, que têm aromas mais leves e suaves, tendem a concentrar cerca de 4 a 10% de óleos essenciais, já os eau de parfum, têm uma concentração de 15 a 25%.
Experimente sempre o perfume antes de comprar – todos nós temos um cheiro próprio e este influencia o aroma que borrifamos em nós, por isso, mesmo que goste muito do perfume de alguém, teste em si antes de o comprar, pois o cheiro pode não ficar igual.
Colocar gotas de perfume na água do ferro para ter roupa sempre cheirosa – o vapor vai entranhar-se nas fibras das várias peças, fazendo com que estas fiquem cheirosas. Pode fazê-lo com o seu perfume preferido.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há um sítio do nosso corpo capaz de conservar o perfume, por horas e horas, sem perder intensidade. Depois das dez dicas para fazer um perfume durar o dia inteiro, revelamos um truque infalível que vai dar jeito para se manter perfumada durante mais tempo.

Esqueça os pulsos, o pescoço ou a roupa. O sítio ideal é… o cabelo! É nele que se deve apostar para conservar o cheiro da fragrância. Quem o diz é a estilista e perfumista francesa Lolita Lempicka que garante pôr o truque em prática: “Gosto de perfumar o meu cabelo, porque o cheiro permanece por mais tempo e quando as pessoas me cumprimentam conseguem cheirar o meu perfume”, disse em entrevista à Vogue espanhola.

Mas porque são os fios capilares perfeitos para guardar o nosso aroma favorito? Porque as fragrâncias aderem facilmente às fibras do cabelo, o que faz com que o cheiro permaneça aí, depois “ao mover o cabelo, o ar ajudará a espalhar o aroma do perfume”, explicou o perfumista Francis Kurkdjian à publicação espanhola.

Aplicar o perfume diretamente no cabelo, a uma distância de 20 a 30 centímetros, colocar um pouco da fragrância num pente ou escova e depois pentear os fios, ou borrifar a nuca, junto ao pescoço, são as dicas que os perfumistas sugerem como a forma ideal de se perfumar.

Medo que o perfume estrague o seu cabelo?

Se já está a pensar que o álcool, elemento presente na composição de todos os perfumes, vai deixar o cabelo seco e estragado, calma. Dificilmente isso vai acontecer.

Embora o álcool esteja presente em todas as fragrâncias, a quantidade borrifada é mínima. Além disso, o álcool evapora facilmente. Por isso, se vaporizar a uma certa distância, o mais certo é os cabelos nem chegarem a entrar em contacto com as partículas de álcool.

Mas se continua com alguns receios saiba que existem, no mercado, perfumes próprios para aplicar no cabelo. Chanel, Dior e Jo Malone são algumas das marcas que dispõem deste produto.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer outros truques (além deste) que ajudam a prolongar o perfume por mais tempo na pele.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Muda-se o tempo, mudam-se os perfumes

Sete maravilhas da perfumaria numa só caixa