Já não é preciso andar a fazer contas à vida para saber quando vem aí a próxima menstruação ou descobrir qual é o melhor momento para engravidar ou para evitar que tal aconteça. Entre as muitas aplicações gratuitas, disponíveis para telemóvel e tablet, encontram-se várias com capacidade para fazer todos os cálculos necessários e mais alguns. Reunimos dez das mais completas e explicamos-lhe tudo.
Além de ajudarem a controlar o ciclo menstrual – indicando quando começa e termina a próxima menstruação – estas aplicações (conheça-as na galeria acima) permitem perceber qual o dia mais fértil. Se estiver a tentar engravidar essa será a melhor altura para ter relações sexuais, caso queira evitar é só ter as precauções necessárias.
Algumas apresentam ainda alguns extras, como: um horóscopo menstrual, lembretes para tomar a pílula; informações sobre saúde sexual ou indicação dos sintomas que pode ter em determinado dia, de acordo com o momento em que se encontra no ciclo menstrual. E se quiser partilhar toda esta informação com o/a parceiro/a saiba que já existem aplicações que o permitem fazer.
Existem ainda aplicações indicadas para mulheres grávidas, permitindo um acompanhamento total do período de gestação. Algumas, além de darem informações sobre cada semana de gravidez, trazem um contador de pontapés, dicas de exercícios e de alimentação, sugestões para lidar com sintomas comuns ao período de gestação (como enjoos) e ainda informações sobre o parto e cuidados a ter com o bebé logo após o nascimento.
Entre as dez aplicações, algumas estão disponíveis para ambos os sistemas tecnológicos – IOS e Android -, embora possam existir exceções e possa ter que optar por alguma parecida.
É ainda importante ter em conta que qualquer uma destas aplicações é apenas uma forma fácil de ir controlando o ciclo menstrual e o período de gravidez, não substituindo o acompanhamento médico.
Percorra a galeria de imagens acima para conhecer as dez aplicações que podem ajudar no controlo do ciclo menstrual, momentos de fertilidade e gravidez, bem como saber se estão disponíveis para o seu telemóvel.
[Imagem de destaque: Shutterstock]