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DGS cria campanha para promover exercício para quem tem entre 35 e 65 anos

Percorra a galeria de imagens para ficar a conhecer os exercícios.
Back squat: Colocar a barra atrás do pescoço. Baixar a anca para a posição de agachamento, fletindo o joelho. Empurrar a barra para cima, através da extensão dos joelhos, anca e lombar. [Imagem: Shutterstock]
Deadlift: Segurar a barra com a pega à largura dos ombros e à altura da anca. Manter o tronco alinhado, os joelhos ligeiramente fletidos, inclinar o tronco para frente para que a barra ultrapasse o meio da tíbia (canela). Empurrar o chão com os pés, estendendo os joelhos, anca e lombar, regressando à posição inicial. [Imagem: Shutterstock]
Kettlebell swing: Segurar o kettlebell com as duas mãos. Fletir os joelhos e inclinar o tronco ligeiramente à frente, mantendo as costas alinhadas. Balançar o kettlebell entre as pernas e, de seguida, realizar a extensão da anca, joelhos e tronco, levando o kettlebell ao nível dos ombros. [Imagem: Shutterstock]
Burpee: Iniciar em pé. Fletir os joelhos e descer encontrando o chão com as mãos. Chutar os pés para trás até à posição de prancha e em seguida realizar uma flexão/extensão de braços. Trazer os pés em direção às mãos e voltar a subir. [Imagem: Shutterstock]
Pull up: Segurar a barra com uma pega ligeiramente mais larga que a largura dos ombros. Elevar-se, puxando o queixo acima da barra e o peito atingindo a altura da mesma. Descer controladamente até os braços se encontrarem em extensão. [Imagem: Shutterstock]
Push sled: Segurar o sled com as mãos, ficando estas alinhadas com os ombros e a anca. Bloquear as omoplatas de modo a evitar a flexão do cotovelo. Empurrar o sled, direcionando os joelhos e pés no sentido pretendido. [Imagem: Shutterstock]
TRX Crunch: Iniciar em posição de prancha, colocando as mãos por baixo dos ombros bloqueando as omoplatas de modo a evitar a flexão do cotovelo. Pés colocados nas pegas do TRX. Puxar os joelhos em direção aos cotovelos. Voltar à posição de prancha. [Imagem: Shutterstock]

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São os principais destinatários, mas muito longe de serem os únicos. A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou esta quarta-feira, 19 de junho, uma campanha para inspirar os portugueses a praticar atividade física, mostrando que fazer exercício pode ser “fácil, acessível e entusiasmante”.

A campanha Siga o Assobio, realizada em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e com a Federação Portuguesa de Futebol, tem como principais destinatários pessoas entre os 35 e os 65 anos que acham que para praticar atividade física precisam de mais tempo, mais dinheiro, equipamento especial ou de estar em forma.

A DGS refere em comunicado que “uma grande parte da população adulta portuguesa tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia a dia”. Segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das principais razões apresentadas por esta população.

“Tendo em conta que é esta faixa da população que assume atualmente as decisões familiares e que continuará a ser agente social nos próximos 15-20 anos, o investimento na prevenção é determinantes da sua saúde, é uma prioridade para a sociedade e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, defende a DGS.

Na galeria acima, veja ou reveja alguns dos exercícios que podem ajudar a melhorar o seu metabolismo.

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As campanhas mediáticas para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos melhores investimentos no contexto do combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cardiovasculares, ou a depressão.

A campanha Siga o Assobio é sustentada em teorias comportamentais e foi construída sob os princípios do “Marketing Social para a Promoção da Saúde” para aumentar a competência, oportunidade e motivação do público-alvo para a prática da atividade física.

A “maior novidade” desta campanha é ser sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto, que considera todos os objetivos da campanha: reconhecimento e afinidade, atitudes e crenças, motivações e intenção.

Os resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019, refere a DGS, defendendo que “campanhas de promoção da atividade física eficazes requerem canais de comunicação e mensagens consistentes e sustentadas ao longo do tempo, podendo demorar anos até se conseguir estabelecer uma relação causa-efeito nos indicadores de saúde da população”.

A Siga o assobio é, por isso, parte de uma estratégia integrada do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da DGS, onde se incluem iniciativas como as consultas de atividade física no SNS ou a criação da Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física, todas com o objetivo de contribuir para um Portugal mais ativo e saudável.

A campanha, que decorrerá até 14 de julho, é divulgada nos meios de comunicação social, em ‘outdoor’, nos cinemas, nas redes sociais e no website.

Imagem de destaque: Shutterstock

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