Dia do canhoto: 10 curiosidades e 11 rostos poderosos

Hoje assinala-se o Dia do Canhoto. Segundo alguns estudos, existem apenas entre 8% a 15% de canhotos em toda a população mundial. Diz-se que têm maior perceção do espaço e que são os melhores a matemática e até nas artes. E a lista de mulheres canhotas poderosas em inúmeras áreas, é bem extensa. Basta espreitar a galeria em cima.

Os canhotos são as pessoas que raramente têm que beber quando se diz “mão direita é penálti”. São aqueles que raramente conseguem cortar alguma coisa com uma tesoura “normal”, ou para quem o acto de cortar uma meloa ao meio se torna num autêntico desafio. A pensar em todos estes dilemas pelos quais os “esquerdinos” passam, desde 1996 instaurou-se que dia 13 de agosto seria o dia das pessoas que fazem da mão esquerda a sua mais fiel aliada. O que quer dizer que 10% da população está hoje em festa.

Mas desengane-se se pensa que ser canhoto sempre foi só uma questão de “não dar jeito” para fazer algumas coisas. Na verdade, chegou mesmo a ser interpretado como um mau hábito ou como sendo a marca do diabo. Isto, claro está, na Idade Média. Chegou ainda a ser sinal de rebeldia, neurose e mesmo criminalidade.

Aliás, se questionarmos a geração mais velha vemos que não há tanto tempo assim os canhotos ainda levavam reguadas de cada vez que escreviam com a mão esquerda, vendo-se assim obrigados a esconder a “sua essência” e a escrever com a mão direita.

Dificuldades? Sim, muitas

Ir a um auditório de caneta e caderno em riste, para um canhoto, equivale a saber que vai escrever com o caderno ao colo. Porquê? Porque a maioria dos tampos para escrever estão posicionados do lado direito e isso obriga a fazer uma grande ginástica (ou ficar com uma bela dor de costas).

Cortar as unhas com uma tesourinha? Nem pensar. Cortar o pão? Pode ser um desafio complicado. Até o simples ato de comer pode ser uma aventura. O que vale é que muitos canhotos acabam mesmo por se habituar a comer que nem um destro. O mesmo acontece com a aprendizagem de alguns instrumentos.

Confira na galeria abaixo dez curiosidades e desafios pelos quais todos os canhotos passam e com as quais se vão por certo identificar. Se não for canhoto, é sempre interessante ficar a conhecer o mundo curioso dos esquerdinos.

Pode ainda querer ler:

Estas são as mulheres mais bonitas do mundo

20 famosas portuguesas com abdominais perfeitos