Diferenças entre a poligamia e uma relação aberta

poligamia amor relações namoro casamento relacionamento aberto diferença
[Fotografia: Unsplash/Jonathan Borba]

Para que seja uma relação poligâmica, todos os intervenientes têm de estar de acordo com a situação amorosa que está a acontecer, quer seja o par original ou os novos membros, tal como conta a psicóloga clínica Bethany Cook ao Pure Wow.

Se sente amor por mais do que uma pessoa e partilha uma ligação emocional, então trata-se de poligamia. Não tem qualquer problema, desde que exista respeito e estejam felizes e seguros de si.

No entanto, nem todas as partes precisam de estar com mais do que um parceiro amoroso. Uma pessoa pode estar só o companheiro e optar por ser “polisolo”.

Nos momentos em que a relação poligâmica continua a receber novas pessoas, mantêm-se “poliaberta2 e chega a um momento em que pode ficar fechada. Desde que estejam todos de acordo, segundo a especialista.

O relacionamento aberto trata-se de uma relação em que os dois chegam à conclusão que pode existir sexo casual com outra pessoa fora do namoro ou casamento, com proteção.

Neste tipo de relação, o registo emocional é restrito aos dois intervenientes, todas as outras pessoas que surgirem terão de ser apenas sexo casual.

A diferença entre os dois é que na poligamia é permitido manter ligações emocionais por mais do que uma pessoa, enquanto no relacionamento aberto só é permitido apaixonar-se por um companheiro.