Dmitry Bogomolov é Viktor, o vilão do filme ‘Carga’

Dimitri filme carga

“Tentei encontrar algo parecido dentro de mim”, começa por dizer Dmitry Bogomolov sobre a sua personagem, Viktor, chefe de uma de rede tráfico de pessoas e o grande vilão da história que o filme ‘Carga’ conta.

Para encontrar esse “algo parecido” dentro de si, o ator recorreu, entre outras coisas, a experiências da sua vida, que, não sendo iguais ou estando diretamente relacionados com os retratados no filme, lhe deram proximidade suficiente para conhecer alguns aspetos que contribuíram para construir a sua personagem e o seu contexto.

“‘Trafiquei-me’ a mim, basicamente, quando vim para Portugal, por isso já tinha um bocadinho de conhecimento. Tive um olhar de fora, embora não tenha sido bem tráfico”, esclarece.

Para criar uma personagem que descreve como “muito má” teve de ” encontrar essas maldades” dentro de si, o que nem sempre foi fácil. Mais uma vez, foram algumas experiências da sua própria vida que mostraram o caminho. “No passado, também vivi num país onde houve muita maldade, nos anos 90, então deu para recordar algumas coisas que fazíamos quando éramos jovens, 16 – 20 anos. Não era tráfico, era brincar aos bandidos… Serviu para algum enriquecimento da personagem”, diz o ator russo, de 42 anos, que reside e trabalha em Portugal há mais de uma década.

Entre essas coisas estará, pelo menos no âmbito da sua personagem, a Guerra das Máfias, na Rússia, durante os anos 90, a que faz alusão o livro ‘Carga’, baseado no filme e lançado em outubro, pela Oficina do Livro. Nele, a história de Viktor é mais desenvolvida e são revelados pormenores do seu passado secreto, que esconde mais do que pessoas traficadas.

Viktor é o vilão da história, mas o seu destino podia ter sido diferente, diz-nos Dmitry. No livro homónimo do filme são revelados mais pormenores sobre o seu passado. [Fotografia: Luís Sustelo]
Mas Viktor não tem só um lado mau e, tal como o realizador Bruno Gascon já tinha referido, numa entrevista que pode ler aqui, o seu percurso determina o que é hoje e aquilo que faz.

“É uma personagem que foi magoada no passado. Aparentemente, por fora, é uma pessoa que conquistou muito e que está satisfeita com a sua vida. Mas eu acho que – senti isso e tentei defender isso – no seu mundo interior ele não é má pessoa. É uma pessoa que teve uma vida má, sem a atenção que uma criança devia ter, talvez. Em vez de o pai o ensinar a disparar podia ter brincado com ele a jogar à bola. Acabou por ter um início de vida que lhe tirou aquilo que ele talvez gostasse de ter tido.”

Dmitry Bogomolov tornou-se conhecido do grande público português na série juvenil ‘Lua Vermelha’. A sua carreira, em Portugal, tem-se dividido sobretudo, entre a televisão e o cinema. [Fotografia: Luís Sustelo]
Quando leu o guião do filme e aceitou fazer o papel de Viktor, Dmitry confessa que não pensou “tão profundamente” na problemática retratada, o tráfico de seres humanos, com destaque para o tráfico de mulheres para exploração sexual, concentrando-se no texto e na sua personagem. “Depois, ao longo do processo, sim. Tenho coração, tenho sentimentos e isto é um problema trágico não só aqui, mas no mundo em geral. Não imagino o que será perder alguém da família por causa desse problema”, refere.

‘Carga’ estreia nas salas de cinema nacionais a 8 de novembro, sob o lema ‘Podias Ser Tu’, que é também o de uma campanha contra o tráfico de seres humanos lançada recentemente pelo governo.

“Se o filme ajudar de alguma forma vai ser muito bom”, diz Dmitry, para quem foi importante participar no projeto, “não só pela arte, pelo cinema, mas pela ideia e pela problemática que revela esta história.”

 

Design multimédia: Lília Gomes

Vítor Norte interpreta António, um camionista envolvido numa rede de tráfico

‘Carga’ estreia a 8 de novembro. O Delas.pt dedica um dossier especial ao filme que trata o tráfico humano