É isto que tem de fazer se quer que os seus filhos falem consigo

iStock-1177719722 (1)
[Fotografia: iStock]

Para quem tem filhos que estão agora na fase da adolescência, sabe que é difícil fazer com que eles falem consigo sobre tudo o que se passa nas suas vidas, mas saiba que é possível. Tudo o que precisa é de uma boa dose de paciência e compreensão.

Atualmente, com as escolas fechadas e as visitas pessoais com amigos fora de questão – devido à pandemia do novo Coronavírus – muitos adolescentes estão compreensivelmente stressados. No entanto, há que arranjar formas de fazer com que eles se abram e falem consigo sobre o que estão a sentir.

Quer seja através de atividades divertidas ou perguntas sérias, há várias formas de fazer com que o seu filho fale e “abra o jogo” consigo.

Na verdade, o Delas.pt reuniu dez maneiras de a ajudar a lidar melhor com esta questão e fazer com o que o seu filho não sinta qualquer tipo de constrangimento para falar consigo. Veja abaixo.

Fale sobre a sua própria infância

É normal que um filho diga que os pais não compreendem os seus problemas devido a serem de uma geração diferente. Para isto, fale do seu passado para o ajudar a descobrir as razões pelas quais reage de certas formas a determinados assuntos. Depois de fazer esta partilha, está nas mãos do adolescente partilhar algo intimo sobre a sua vida, mas agora ele vai estar mais confortável para o fazer.

Faça perguntas abertas

Tente manter as perguntas abertas à interpretação do seu filho e aceite qualquer resposta que surgir. Perguntas como “como está o teu melhor amigo?” ou “o que achaste daquele filme que vimos ontem?” são alguns exemplos.

Deixe que lhe ensine algo novo

Só porque quer ser um modelo a seguir para o seu filho, não significa que não possa falhar. É normal que o adolescente esteja mais familiarizado com as redes sociais ou as novas tecnologias, mas, se surgir alguma dúvida, peça ao seu filho para lhe explicar o que deve fazer.

Não os force a ver o lado positivo em tudo

Embora a tentação seja muita de dizer a um filho que tudo vai ficar bem e que há coisas piores, a verdade é que ao estar constantemente a dizer-lhe isso, pode fazer com que o adolescente pense que está a desprezar os sentimentos dele. Apesar de ser uma atitude bem-intencionada, dá ao adolescente a sensação de que não está a ser ouvido.

Mostre interesse nos hobbies do adolescente

Mesmo que não goste das atividades que o seu filho faz durante os tempos livres, participar nelas é uma boa maneira de criar um laço mais forte. Assim, é mais provável que ele queira passar mais tempo consigo ao fazer os seus hobbies.

Faça perguntas inesperadas

Em vez de perguntar algo básico tal como “como correu o dia?”, experimente perguntar algo como “o que te fez rir hoje?”. Isto vai ajudá-la a perceber o que motiva o seu filho e como ele reage a determinadas situações.

Não reaja negativamente ao que ele partilha consigo

Se quer que seu filho se abra consigo, é do seu interesse manter uma postura neutra, independentemente do que eles digam, especialmente num momento em que as emoções provavelmente aumentam. Se reagir com calma, está a modelar o comportamento ideal para que ele consiga falar.

Admita que não sabe o que ele está a passar

Só porque já passou pela fase da adolescência não significa que tivesse passado pelo que o seu filho está a passar. Para além disso, cada pessoa reage de forma diferente aos vários problemas da vida. Por essa razão, deixe que ele explique o que está a sentir e tente perceber como o pode ajudar.

Não os repreenda da mesma forma que faria com uma criança mais nova

Embora fazer com que o seu filho fale sobre determinados assuntos possa fazer com que se sinta desconfortável, não o castigue quando ele escolher abrir um tópico relevante. Se um adolescente disser ou fizer algo inapropriado, não os critique, mas defenda os valores da família.

Não insista

Embora queira saber desesperadamente o que se passa com o seu filho para o poder ajudar, se ele não quiser falar naquele momento, não insista. Espere até ao dia seguinte para voltar a perguntar se está tudo bem com ele.