Eis a melhor hora para dar lanche às crianças

iStock-1226271017(1)

Estar muitas horas seguidas sem comer não faz bem à saúde, mas comer sem ter fome também não é muito melhor. De acordo com especialistas em nutrição, lanchar só porque está na hora do lanche pode tornar-se prejudicial, aumentando as hipóteses de se vir a sofrer de obesidade, sobretudo quando se trata de crianças.

“Deixe o seu filho escolher quando quer lanchar”, afirmam os nutricionistas Pedro Carvalho e Maria Roriz. E explicam: “Não o deve habituar a comer sem fome, porque deste modo vai contribuir para que ele não aprenda a controlar os mecanismos de fome e saciedade, desregulando o seu apetite”, como se pode ler no livro Comer, Crescer, Treinar.

Assim sendo, definir que a hora do lanche é às 16h30 ou às 17h pode não ser o melhor para a saúde das crianças. Pode existir uma referência horária, até porque é importante haver regras no campo alimentar, mas também é necessária alguma flexibilidade.

O importante é garantir que as crianças se alimentam, mas de forma controlada. “Se eventualmente chegar com demasiada fome ao jantar porque não lanchou e se o lanche vier da escola intacto, já deverão ser tomadas medidas”, pois “chegando com mais fome ao jantar vai comer mais e isso, de forma repetida, só vai contribuir para que engorde mais”.

Percorra a galeria de imagens acima e conheça alguns lanches saudáveis e rápidos que pode dar às crianças em casa ou até mesmo para levar para a escola.