Estas seis dicas vão dizer-lhe se deve dar a sua roupa

iStock-1096006136
[Fotografia: iStock]

Se é do tipo de mulher que quando abre o guarda-fatos sente que não tem nada para vestir, mesmo que este esteja cheio, está na altura de escolher que peças deve dar e que peças deve manter.

Ter o guarda-fatos cheio e mesmo assim sentir que ele está vazio, pode ser sinónimo de que já não sabe que peças de roupa tem por lá escondidas. Se fizer uma limpeza profunda, com certeza que se vai deparar com artigos que já não usa há anos.

E apesar de o apego poder ser muito, há peças que provavelmente já não lhe servem, estão desgastadas ou, simplesmente, deixou de gostar.

No mundo, existem várias instituições que pedem roupas para pessoas que não têm capacidades para as comprar. Como tal, agora que estamos em tempo de quarentena, é a altura ideal para tirar um pouco do seu tempo e se dedicar à limpeza do seu guarda-fatos.

Se não sabe por onde deve começar nesta tarefa, o Delas.pt reuniu seis dicas que a podem ajudar. Confira abaixo. Mas, antes, lembre-se que só deve dar a roupa depois de lavada.

Separe as peças

Em primeiro lugar, deve tirar toda a roupa do seu guarda-fatos e separá-la por secções. Pode escolher categorias como “roupa velha”, “roupa estragada”, ou “roupa nova”.

Tamanhos que já não servem

O que não lhe servir pode ser ouro para outra pessoa. Não vale a pena prometer que vai emagrecer naquela peça se sabe à partida que não se proporá a isso. Se estiver em condições, dê a peça

Avalie o estado da peça

Depois de tirar tudo do guarda-fatos, chega a altura de verificar se a peça está danificada. Veja o estado das costuras internas e externas, o forro dos bolsos e verifique, principalmente, se a cor da roupa é a mesma nas mangas e costas. Depois de fazer estas observações técnicas, está na altura de pensar se vale a pena continuar com aquela peça ou desfazer-se dela. Lembre-se que se a vai dar, ela deve estar em condições.

Imagine que está numa loja

Ao olhar para a roupa que tem na mão, tente pensar o que faria se estivesse numa loja: ignorava o artigo ou parava para o experimentar? Não vale mentir. Para que a missão tenha sucesso é importante que seja sincera consigo própria.

Peça opinião

Apesar de poder estar de quarentena, ainda pode pedir opinião às suas amigas. Faça uma videochamada ou tire fotografias da peça de roupa e envie-lhes. Desta forma vai ter uma opinião extra sobre o que deve fazer às suas roupas.

Faça um teste online

Entre numa loja online e verifique se consegue substituir a peça que já não lhe serve ou está danificada por outra idêntica. Se a resposta for sim, então pode tomar a decisão de prescindir da peça. Se a resposta for negativa, pense se os custos de arranjos valerão a pena em relação a uma peça nova.