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Facebook: 7 passos para evitar uma compra fraudulenta

Começar por fazer uma pesquisa pelo Google, fazendo incidir a procura pelo nome da marca que pretende, percebendo assim se a página é a oficial (Foto: DR)
Pesquisar no Portal da Queixa se existe a referida marca já existe e verificar qual o seu desempenho (Foto: DR)
Averiguar se os contactos de e-mail e telefone, caso existam, são mesmo os oficiais da marca que procura (Foto: Shutterstock)
Aplicar a mesma regra para as redes sociais que estão anunciadas no site da marca. Só assim, os consumidores por via do comércio eletrónico perceberão se a página do Facebook anunciada coincide com a do site. Se assim for, eis a página oficial (Foto: Shutterstock)
É importante ler os 'Termos e Condições' do site e confirmar, se necessário, os dados da empresa. Verifique se os critérios estão em conformidade com a Legislação em vigor do Comércio Eletrónico, podendo consultar a legislação no site da ANACOM – Autoridade Nacional das Comunicações (Foto: DR)
Ler sempre as 'Políticas de Privacidade' do site das marcas (Foto: Shutterstock)
Quando efetuar o pagamento, se for através de plataformas externas, garanta que os Selos de Garantia de Segurança são válidos (Foto: DR)

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O Portal da Queixa alerta para o facto de nem todas as páginas, nem todos os produtos à venda no Facebook estarem totalmente legais ou serem negócios acertados. Por isso, aqui fica um guia com dicas simples para verificar marcas, produtos e páginas antes de investir.

A plataforma deixa ainda uma nota especial para o facto de expressões como “site oficial, “certificado”, “compra segura” e “100% seguro” não serem garantia de que se está perante um negócio fiável que cumpra os critérios de segurança exigidos. Portanto, na dúvida a ordem é para desconfiar.