Festival da Eurovisão 2023 vai acontecer no Reino Unido e não na Ucrânia

ucrania
[Fotografia: EBU/Corinne Cumming]

Pouco mais de um mês depois das primeiras iniciativas, eis a confirmação! O festival da Eurovisão 2023 vai mesmo acontecer no Reino Unido, que recebe o certame uma vez que a Ucrânia – que venceu a edição de 2022 – não reunirá condições de segurança devido à guerra e aos riscos de ataques.

A confirmação chegou esta manhã de segunda-feira, 25 de julho, feita pela União Europeia de Radiodifusão (EBU) e pela estação pública britânica BBC.

Assim sendo, e segundo o comunicado, “a BBC será anfitiriã doc concurso a ser realizado no Reino Unido em 2023, o concurso para a escolha da cidade britânica começa esta semana, a Ucrânia vai qualificar-se automaticamente para a Grande Final a par dos ‘Big 5’ (países com permanência assegurada e onde se incluem França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e os representantes da estação ucraniana UA: PBC vão trabalhar com a BBC para desenvolver elementos ucranianos nos programas”.

“Estamos excecionalmente gratos que a BBC aceite organizar a Eurovisão no Reino Unido em 2023”, afirmou Martin Österdahl, supervisor executivo da entidade, em comunicado, falando em “tradição de solidariedade”. “O Festival Eurovisão da Canção 2023 não será na Ucrânia, mas em apoio à Ucrânia. Estamos gratos aos nossos parceiros da BBC por mostrarem solidariedade. Estou confiante de que juntos seremos capazes de adicionar o espírito ucraniano a este evento e, mais uma vez, unir toda a Europa em torno dos nossos valores comuns de paz, apoio, celebração da diversidade e talento”, afirnou Mykola Chernotytskyi, chefe do Conselho de Administração da UA:PBC.

Em noite de vitória dos ucranianos Kalush Orchestra na Eurovisão, em maio, o presidente Volodymyr Zelensky congratulava os vencedores e apontava a cidade mártir de Mariupol como palco da edição da Eurovisão de 2023. Mas o risco de ataques aéreos, a segurança e a guerra comprometem esta intenção.