Futebol Feminino. Federação triplica valor dos prémios na Taça de Portugal

pexels-rfstudio-3886235
[Fotografia: Pexels/RF Studio]

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai atribuir 806 mil euros em prémios aos clubes participantes na edição 2023/24 da Taça de Portugal feminina, praticamente o triplo relativamente à época passada, anunciou o organismo esta terça-feira, 5 de setembro.

Ainda assim, um valor que não vai ainda igualar a prova masculina. Se até à sexta eliminatória, os prémios da Taça feminina e masculina vão estar lado-a-lado, depois dessa fase, tal não vai acontecer para já devido ao valor da venda dos direitos de transmissão televisiva, como esclarece à Delas.pt fonte oficial do organismo desportivo

“A direção da FPF decidiu equivaler as verbas das provas feminina e masculina até à sexta eliminatória, sendo que a Taça de Portugal feminina disputa uma pré-eliminatória”, lê-se num comunicado da FPF.

Equipa vencedora vai receber 82 mil euros

A presença na pré-eliminatória da Taça feminina vale aos clubes dois mil euros, num valor que vai aumentando até aos 12 mil atribuídos nas meias-finais [a sexta eliminatória, na competição masculina as semifinais correspondem à sétima eliminatória, quando cada um dos quatro participantes arrecada 17.500 euros].

O vencedor da 20.ª edição da Taça feminina vai arrecadar 82 mil euros, enquanto aos finalistas cabem 66 mil euros. “Esta medida é mais um passo no caminho do desenvolvimento do futebol feminino em Portugal e enquadra-se na estratégia de investimento que a FPF tem promovido”, sublinha o organismo.

O Famalicão é o detentor do troféu, enquanto o 1.º de Dezembro é o recordista de conquistas, com sete.

com Lusa