Ir ao supermercado sem passar na caixa? Sim, agora é possível

supermercado pexels-anna-shvets-3987223
[Fotografia: Anna Shevts/Pexels]

Nem caixa, nem sacos. Ir às compras pode começar a ser um ritual que se cumpre com um carrinho, os bens adquiridos, um telemóvel, seguindo depois para casa. O Continente vai ter a primeira superfície comercial completamente tecnológica no Arco do Cego, em Lisboa. São 150 metros quadrados de supermercado onde o cliente passa o QR Code da aplicação da marca, passa pelo torniquete e segue às suas compras.

Nas prateleiras, descreve o DN, há 400 sensores de peso que permitem aferir se o produto foi retirado – ou retirado ou depois reposto – e vai somando as parcelas. Uma tecnologia que é acompanhada de um circuito de videovigilância com 230 câmaras e que acompanham o cliente pela loja, durante as suas aquisições.

O Continente Labs é inspirado na Amazon Go, que abriu as primeiras lojas sem caixa nos Estados Unidos da América. Por cá, a Jerónimo Martins tem também esta solução em Paço d’Arcos, mas implica que o cliente faça scanning de todos os produtos que coloca no cesto, fazendo o pagamento no final das compras com o telemóvel.