Kim Kardashian revela como o ‘body shaming’ na gravidez a fez perder a autoestima

kim Instagram
[Fotografia: Instagram]

A gravidez, o parto, as alterações corporais das mulheres diante a maternidade continuam a ser tema permanente na sociedade, exercendo pressão sobre quem tem pela frente um dos maiores desafios que é o de integrar um novo elemento na sua vida.

Têm sido muitas as celebridades que têm vindo a defender a importância da liberdade dos corpos na gestação e no pós-parto e também não têm faltado exemplos de quem mostrou detalhes deste percurso. Mãe de quatro filhos, Kim Kardashian volta a tocar no tema para lembrar como não gostou de estar grávida e de como o olhar social quase acabou com o seu amor-próprio quando estava grávida da primeira filha, North West, hoje com oito anos.

“A gravidez deixou-me insegura. Eu sentava-me e chorava o tempo todo. Depois sofri uma pré-eclampsia e não sabia o que era, um inchaço nos pés e no rosto, tive de ter a bebé seis semanas antes num parto de emergência. Depois tive outros problemas nas outras gravidezes. Foi de loucos”, recordou a socialite no podcast We Are Supported By, de Kristen Bell e Monioa Padman.

A recuperação no pós-parto também não foi fácil: Kim tinha ganhado cerca de 31 quilos na primeira gravidez. “Não tínhamos ginásio nem nada e eu estava com vergonha de ir a um porque não queria que as pessoas me vissem a tentar perder peso”, desabafou. E prosseguiu: “Sentava-me na garagem da minha mãe e exercitava-se sob, literalmente, o calor, chegavam a ser 45 graus em Calabasas, no verão.”

A socialite diz ter-se sentido “brutalizada” com a forma como olhavam ou comentavam a sua recuperação. No podcast, considerou que os ataques “hoje já não funcionariam como antes”. “Mas aqueles mataram a minha autoestima”, revelou. “Não podia achar que tudo isso era aceitável e que estivesse tudo bem”, afirmou. Kim Kardashian é ainda mãe de Saint, com 5 anos, Chicago, de três e Psalm, de dois.