LexoticaL: A marca portuguesa que se destaca pela diferença

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[Fotografia: DR]

Foi há dois anos que Lígia Pereira decidiu criar a sua própria marca de roupa, a LexoticaL. No entanto, a ideia de abrir o seu próprio negócio já a acompanhava há anos: “desde pequena que tinha o sonho de criar as minhas próprias roupas e de ter a minha própria marca e quando terminei o meu mestrado achei que era altura ideal para avançar com este projeto”, disse em conversa com o Delas.pt.

Formada em gestão de empresas, Lígia Pereira assumiu o compromisso de criar uma marca 100% portuguesa que procura aliar o design com a qualidade através de produtos que prometem conforto e elegância.

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A empresária revela que “a ideia da marca surgiu do facto de querer ter peças diferentes e com alguma exclusividade”, dando o exemplo de que “ao comprar fast fashion já nos aconteceu a todas ir a um evento ou um jantar com amigos e encontrar alguém com a mesma roupa. E a marca surgiu com esse intuito, uma marca que faz as mulheres sentirem-se ‘diferentes’ ao vestirem peças em quantidades limitadas”referiu.

Apesar de a LexoticaL ter sido um projeto díficil de construir, já que Lígia Pereira, no início, tinha dois empregos ao mesmo tempo, o esforço e a dedicação da jovem acabaram por dar resultados.

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No entanto, Lígia Pereira admite que, numa área tão competitiva como esta, sente que “a sociedade está mais aberta a apoiar as mulheres, e esse era outro dos meus objetivos com a minha marca, ser feita por e para mulheres”, admite.

Sabemos que durante muito tempo as mulheres viveram com um grau elevado de discriminação relativamente ao mercado de trabalho, no entanto, com o tempo, isso tem vindo a desaparecer, o que deixa a empresária feliz por “hoje em dia estarmos a caminhar para uma mudança”.

A Lexotical foca-se em produzir quantidades muito limitadas de cada produto de forma a torná-los únicos, algo que faz distinguir esta marca de tantas outras.

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Para além disso, a empresa tem a preocupação com o meio ambiente, não havendo uma produção excessiva e só a necessária e, assim, combater o desperdício, visto que “a indústria da moda é uma das mais poluentes”, tal como afirma a fundadora da marca.

Com a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, Lígia Pereira acredita que “as marcas têm de apostar pelo meio digital”, algo que foi sempre o seu objetivo desde o início do projeto.

“Ter um website acessível, simples e completo, mas sem perder a proximidade do contacto, já que as perguntas e dúvidas das clientes são imediatamente respondidas e a venda é sempre personalizada para sentir a exclusividade que nos diferencia em relação a outras marcas”, aponta.

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Assim, para além do site (www.lexotical.com) e do Instagram (@lexotical), a LexoticaL está também disponível na DOTT, com preços que variam entre os 20 e 100 euros.

Para além disso, a marca vai participar em vários mercados para os quais já recebeu convite de forma a continuar perto das clientes.