Luís Onofre está a produzir máscaras e quer chegar às 800 por dia

luís onofre
[Fotografia: DR]

Dos sapatos e acessórios para as máscaras de prevenção e combate ao Covid-19. O designer Luís Onofre espera atingir, na próxima semana, a produção de 800 máscaras por dia na fábrica de Oliveira de Azeméis.

A nota, veiculada por comunicado enviado às redações, afirma tratar-se de máscaras não cirúrgicas que se destinam “a doações junto de várias instituições do concelho de Oliveira de Azeméis e arredores” como, entre outros, “o Hospital de Santa Maria da Feira, Hospital de Famalicão, Centro Dial, Lar Geribranca, Lar Pinheiro da Bemposta, Lar Pró Outeiro e Cruz Vermelha”.

[Fotografia: Ugo Camara]
Para já, esta iniciativa, feita em parceria técnica com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, está a cumprir a fabricação de 500 máscaras por dia. Luís Onofre, refere o mesmo comunicado, segue, desta forma, “o movimento iniciado pela empresa Vitorino Coelho, uma das primeiras do setor a iniciar a produção de máscaras”.

Têxtil português disponibiliza recursos e diz que “Europa está refém da China”

Luís Onofre inscreve-se, assim, num movimento maior e mais amplo que já congrega 20 empresas de calçado que, voluntariamente, aderiram a esta iniciativa que está a produzir máscaras não cirúrgicas, mas também viseiras. Uma produção que se estima em 12 a 15 mil unidades diárias.

“Estas máscaras não cirúrgicas são distribuídas pelas várias instituições, que definem a sua correta utilização, de acordo com a função exercida pelo utilizador”, termina o comunicado enviado às redações.

Arquiteto já fez 500 gorros de proteção para oferecer