Mãe infetada com Covid-19 dá a luz no Porto

bebé

Esta terça-feira, 17 de março, nasceu o primeiro bebé, filho de uma grávida contaminada com Covid-19. Tudo aconteceu no Hospital de São João do Porto e, segundo avança o Jornal de Notícias, mãe e filho, que foi já sujeito a testes para despiste do novo Coronavírus – mesmo sem apresentação de sintomas -, estão sob acompanhamento e vigilância apertados e bem de saúde.

Recorde-se que até ao momento não está provada que exista transmissão do vírus durante a gestação, mas aguardam-se resultados. E há inclusivamente um estudo publicado na segunda, 16, que acompanhou quatro grávidas que deram à luz em Wuhan, na China, que indica que este vírus não se transmite de mãe para filhos durante a gestação.

No caso do Porto, a imprensa refere que a mãe tinha sintomas ligeiros e que o bebé está agora sob análise. Quanto às recomendações para grávidas, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna tem aconselhado, para lá dos cuidados de higiene e etiqueta, a que se protejam e fiquem em isolamento profilático. Já as recém-mamãs que estejam a amamentar devem desinfetar as mãos antes de alimentar o bebé.

Em Portugal, registou-se na segunda-feira, 16 de março, a primeira morte por Coronavírus de um homem de cerca de 80 anos. O país contava, na segunda, ao meio-dia, com 331 infectados sendo que 192 deles estão em casa. O mesmo boletim diário da Direção-Geral de Saúde apontava 2908 casos suspeitos e 374 a aguardar os resultados dos testes.