“Hoje, celebramos o amor de Andrea e Mireia, abraçamos a beleza do caminho singular delas em conjunto. Parabéns e as melhores felicidades a este casal adorável”. Este é o texto que acompanha o post de Instagram publicado pela empresa catalã Pronovias e no qual surgem duas noivas com vestidos, que se presumem, da marca.
As imagens, captadas em múltiplos momentos, mostram o casal a abraçar-se como se se fosse beijar, sob luzes românticas.
A imagem rapidamente provocou reações antagónicas: entre os que apoiam a iniciativa e os que se opõem, como avança o site espanhol YoDona. Uma aposta que continua a gerar reações, mesmo acontecendo três anos e meio depois de a casa espanhola ter feito semelhante opção ao mostrar um casamento homossexual em Londres.
Ver esta publicação no Instagram
Já cinco anos asntes chegavam as primeiras campanhas vindas do outro lado do Atlântico: Em 2018, como recorda a mesma publicação, a marca norte-americana Reformation lançou uma campanha e em que um casal de lésbicas, Erika e Heather, protagonizava a coleção, no ano seguinte, a maior cadeia de moda nupcial dos EUA, David’s Bridal, faria caminho no mesmo sentido.