Publicidade Continue a leitura a seguir

Marcha pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres é já este sábado

Turkish women supporting feminist women rights carry a mannequin to represent the oppressed women as they demonstrate in central Taksim Square in Istanbul March 8, 2005, marking the International Women's Day. REUTERS/str FS/THI - RP6DRMTLVPAA

Publicidade Continue a leitura a seguir

Este sábado, dia 25 de novembro, assinala-se o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres e a data vai ser marcada, em várias cidades de Portugal, por uma marcha de cidadãos que se manifestarão pelo fim de todas as violências contra as mulheres. Lisboa, Porto, Leiria, Coimbra e Angra do Heroísmo são as cidades que têm a concentração marcada para horas distintas, entre as 10h00 e as 18h00.

Não obstante os progressos alcançados nas últimas décadas em matéria dos direitos das mulheres e da prevenção e combate à violência doméstica, persistem, em todo o Mundo e também em Portugal, verdadeiros atentados a esses mesmos direitos. Independentemente da idade, território de origem, nacionalidade, pertença étnico-cultural, estatuto económico, orientação sexual, género, condição física, mental e /ou sensorial, a experiência individual e coletiva das mulheres face a atos de violência patriarcal, é uma constante. Não há como negá-la!”, lê-se no manifesto das várias associações que convocaram a manifestação.

Dados compilados pela Plataforma Portuguesa Para os Direitos das Mulheres mostram a necessidade de lutar por uma causa que parece, por estes dias, não fim: